Lula anuncia intervenção federal no DF

Davi Barcelos Por Davi Barcelos
3 min de leitura

Em anúncio feito neste domingo direto de Araraquara, interior de São Paulo, o presidente Lula (PT) anuncia intervenção federal no Distrito Federal e o interventor será Ricardo Garcia Cappelli. Além disso, o presidente afirmou que todos os terroristas serão punidos e presos o mais rápido possível, que a polícia vai identificar cada um. 

Lula está na cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, fazendo uma visita ao munícipio que sofreu muito com as chuvas nas últimas semanas. O ministro das Cidades, Jader Barbalho (MDB), e o ministro da Integração e Desenvolvimento, Waldez Góes (PDT), acompanharam o presidente na visita. Em seu discurso, Lula disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou apenas 25 mil reais nos cofres públicos destinados a emergências de infraestruturas. 

Nesta tarde de domingo (8), Lula assinou uma intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal por meio da Garantia da Lei da Ordem (GLO). O intuito é frear e barrar as manifestações bolsonaristas e terroristas que promovem o caos na Praça dos Três Poderes. 

A Polícia Militar do Distrito Federal atuava para conter as manifestações e os terroristas. Porém, não foi suficiente e não obteve êxito. Desde as últimas semanas, Brasília é alvo de ataques dos apoiadores de Jair Bolsonaro, antes da posse presidencial os apoiadores destruíram carros e a sede da Polícia Federal.  

O presidente Lula tomou essa decisão após extremistas e apoiadores de Jair Bolsonaro invadirem a Praça dos Três Poderes e os prédios públicos da República, como Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional. As vidraças do Congresso Nacional foram quebradas, os extintores de incêndios foram ativados e alagaram o Salão Verde, além de dezenas de obras de artes destruídas. Já o Supremo Tribunal Federal foi totalmente destruído e vandalizado, móveis e esculturas de artes foram quebradas e os gabinetes dos ministros foram destruídos.


 

Terroristas destruíram o Supremo Tribunal Federal neste domingo (Foto: Reprodução/band)


O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou em suas redes sociais que já cumpriu as ordens do presidente da Repeública, Lula, e já deslocou o interventor responsável pela intervenção federal no Distrito Federal, o secretário Ricardo Capelli. 

Foto destaque: Terroristas invadindo a Praça dos Três Poderes e subindo a rampa do Congresso Nacional Reprodução/veja

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile