Lula confirma que estará na coroação de Charles III em Londres

Pedro Léo Por Pedro Léo
2 min de leitura

O Presidente Luis Inácio Lula da Silva comunicou, por meio do Palácio do Planalto, que está com presença confirmada para a coroação do Rei Charles III. O evento acontece no dia 6 de maio em Londres, e terá a participação de dezenas de chefes de Estado pelo mundo. Bela Megale, colunista do jornal O Globo, foi quem conseguiu a informação.

Os dois já haviam conversado por telefone em março, e o assunto havia sido o meio ambiente e a emergência climática atual. A discussão veio do contínuo esforço de Lula em colocar novamente o Brasil em lugar importante no cenário político internacional, que pode ser visto nos últimos meses com diversas viagens internacionais e compromissos com outros líderes. 

A viagem ao Reino-Unido ainda contará com uma reunião com o atual primeiro-ministro, Rishi Sunak. O presidente ainda tem compromissos na Europa, viajando para a Península Ibérica e visitando os chefes de Estado de Portugal, entre os dias 21 e 25 de Abril, e Espanha, nos dias 25 e 26. Ainda não se sabe qual será o teor da conversa.


Charles e sua esposa, Camila. Ben Stansall/Reprodução


O Rei Charles III assumiu o posto de Rei da Inglaterra em setembro do ano passado, logo após a morte de sua mãe, Elizabeth II. A sua esposa, Camila, assume o posto de rainha junto com ele, e ambos irão ser coroados no próximo mês. 

Além do Reino Unido, Charles também reina sobre outros 14 Estados soberanos – os Reinos da Comunidade das Nações, que conta com países como Jamaica, Austrália e Canadá. Apesar disso, os países são independentes e autônomos, e a coroa tem poucos poderes, sendo principalmente algo simbólico, tendo maior presença em atos cerimoniais e religiosos. Charles também chefia a Comunidade das Nações, uma organização intergovernamental de 56 países independentes que faziam parte do Império Britânico (com exceção de quatro).

 

Foto destaque: Ricardo Stuckert/PR

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile