O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a 45% da intenção de voto no primeiro turno, contra 34% do presidente Jair Bolsonaro (PL), na corrrida eleitoral deste ano, segundo nova pesquisa eleitoral do FSB (Serviço Federal de Segurança), encomendada pelo BTG Pactual (Grupo de Negociação Bancária).
O ex-presidente filiado ao PT, cresceu quatro pontos desde a última pesquisa do mesmo instituto, divulgada na semana passada, quando tinha 41%. Bolsonaro seguiu com o mesmo percentual.
A pesquisa foi realizada por meio de 2.000 entrevistas de 12 a 14 de agosto e está registrada no TSE com o número BR-00603/2022. A margem de erro é considerada 2 pontos percentuais e o intervalo de confiança é 95%.
No segundo turno, Lula também está à frente de Bolsonaro, segundo as intenções de voto que apontam 53% de vantagem (contra 51% da última pesquisa), e o atual presidente do PL com 38% (39% na última pesquisa).
No mesmo levantamento, Ciro Gomes (PDT) tem 8% e Simone Tebet (MDB), 2%. Os demais candidatos não pontuaram. Votos brancos e nulos têm 1%, indecisos, 2%, e os que não escolheram nenhum candidato somam 5%.
A pesquisa destaca a desistência de André Janones (Avante) como razão principal para o ex-presidente Lula ter crescido nas pesquisas. O candidato Janones tinha apenas 2% das intenções de voto e a retirada de sua candidatura favoreceu quatro pontos a mais ao político que decidiu apoiar.
Aprovação de Bolsonaro estagnada
O patamar de avaliação positiva ao governo do presidente Jair Bolsonaro ficou estável em relação à pesquisa anterior, estagnado em 33% de ótimo/bom.
Na pergunta “Como você avalia o governo do presidente Jair Bolsonaro?”:
Ótimo/bom: 33% (mesmo número da pesquisa anterior); Regular: 21% (contra 22% na anterior); Ruim/péssimo: 44% (mesmo número da pesquisa anterior); Não sabe/não respondeu: 2%.
Na pergunta “Você diria que aprova ou desaprova a forma como Jair Bolsonaro está governando o Brasil?”:
Aprova: 38% (40% na pesquisa anterior);
Nem aprova/nem desaprova: 3%;
Desaprova: 55% (54% na pesquisa anterior).
Foto Destaque: Lula segue na frente Bolsonaro e cresce em comparação à pesquisas anteriores, segundo BGT/FSB. (Reprodução/Nelson Almeida/AFP/Getty Images