Lula e Alckmin serão diplomados nesta segunda-feira, 12 de dezembro

Yngrid Horrana Por Yngrid Horrana
2 min de leitura

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), presidenciáveis eleitos com mais de 60 milhões de votos válidos no segundo turno das últimas Eleições, serão diplomados nesta segunda-feira (12), há 19 dias do início do novo Governo.

A cerimônia, que será realizada nesta tarde (12), tem início marcado para às 14h. O evento deve acontecer no Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Será também dirigido pelo ministro da Corte, Alexandre de Morais.

A solenidade, prevista como fator determinante na posse de políticos, serve para que a tomada de posse dos membros eleitos seja autenticada. O presidente Lula e seu vice, Geraldo Alckmin, portanto, só estarão autorizados a participarem  da cerimônia de posse e a ocuparem a república quando receberem o título diplomático pelo TSE.

Depois de aberta a sessão e da entrega dos diplomas, Lula e Alckmin estarão aptos para tomarem posse presidencial no dia primeiro de janeiro de 2023, data que marcará o início de um novo governo e o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, que sofreu acusações e reclusão sistematizada nos últimos 5 anos.

Em suas redes sociais, o petista fez um post confirmando o evento para esta tarde.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Hoje serei diplomado mais uma vez como presidente do Brasil. Última cerimônia antes da nossa posse, no dia 1° de janeiro. Bom dia para todos!</p>&mdash; Lula (@LulaOficial) <a href=”https://twitter.com/LulaOficial/status/1602265355430334464?ref_src=twsrc%5Etfw”>December 12, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>


De acordo com a organização, a cerimônia contará com a participação de cerca de 1 mil convidados, o dobro dos presentes na oficialização do primeiro mandato de Lula, realizada há 20 anos, em 2002.

Em 20 anos, Lula será nomeado, pela terceira vez, a maior autoridade do Poder Executivo do país. O petista, primeiro presidente nordestino e sem formação acadêmica a governar o Brasil, realizará seu último evento diplomático antes da posse em janeiro.

 

Foto Destaque: Lula e Alckmin são diplomados nesta segunda-feira (12). Reprofução/Ricardo Stuckert.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile