Lula recebe apoio de ex-candidatos à Presidência

Caio Sergio Angelo Por Caio Sergio Angelo
3 min de leitura

Ex-candidatos à Presidência da República se reuniram com o ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para declarar apoio ao petista contra o atual presidente e candidato a reeleição, Jair Messias Bolsonaro (PL), na corrida eleitoral deste ano. O encontro ocorreu em um hotel em São Paulo e contou com as participações de:

. Guilherme Boulos (PSOL), concorreu em 2018.

. Luciana Genro (PSOL), concorreu em 2014.

. Cristovam Buarque (PDT), concorreu em 2006.

. Marina Silva (PV, PSB e REDE), concorreu em 2010, 2014 e 2018.

. Fernando Haddad (PT), concorreu em 2018.

. Henrique Meirelles (MDB), concorreu em 2018.

. João Vicente Goulart (PPL), concorreu em 2018.

Geraldo Alckmin (PSB), candidato a vice-presidente na chapa de Lula, também compareceu à reunião. Pelo PSDB, Alckmin concorreu à presidência nos anos de 2006 e 2018.

Guilherme Boulos, Marina Silva e Fernando Haddad já haviam manifestado apoio ao candidato do PT. O anúncio de Marina foi na semana passada, depois de apresentar a Lula uma série de pedidos relacionados ao meio ambiente.

O instituto do Datafolha em seu mais recente levantamento, divulgado na quinta-feira (15), aponta Lula tem 45% das intenções de voto no 1° turno, e Bolsonaro, 33%. A pesquisa Ipec mais recente aponta o cenário semelhante: Lula com 46% para Lula e 31% para Bolsonaro.

Lula afirmou que o ato desta segunda-feira e o apoio dos ex-candidatos simboliza a vontade de recuperar a democracia no país.

“É um dia alegre porque essa reunião aqui simboliza a vontade que as pessoas têm de recuperar a democracia no nosso país. E todo mundo sabe que a democracia não é um pacto de silencio, todo mundo silenciosamente vendo um governo governar. Não, a democracia é justamente o contrário: é a sociedade se movimentando dia e noite na perspectiva de conquistar melhores condições de vida para o povo brasileiro”, disse o candidato do PT.

“Eu estou feliz porque essa união, essa fotografia, ela simboliza a reconstrução do Brasil.”


Lula, Fernando Haddad e Marina em reunião. Foto: Reprodução/Instagram.


O candidato do PT completou dizendo que os aliados serão chamados “para um desafio”, que envolve “restabelecer a palavra soberania” no país.

“Eu estou querendo chamar vocês para um desafio que é muito maior que governar”, continuou Lula.

“Nós vamos restabelecer a palavra soberania na sua plenitude, redefinir o papel de cada um porque as instituições estão desmontadas, muitas vezes até desmoralizadas. Todo mundo sabe a briga que a gente vai ter para discutir esse tal de orçamento secreto”, completou o ex-presidente, referindo-se a decisão do Congresso que transferiu para deputados e senadores o poder de decidir onde será aplicado boa parte dos recursos públicos destinados a investimentos.

 

Foto destaque: Lula se junta com ex-candidatos a presidência. Foto: Reprodução/Instagram.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile