Nesta quinta-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com o CEO da montadora de veículos elétricos BYD em Xangai. O encontro de Lula com o presidente da montadora se deu em meio a discussões para instalação de um complexo industrial do grupo chinês no estado da Bahia.
O presidente da montadora, Wang Chuanfu, é o fundador do grupo. Durante meses, a empresa BYD negocia a compra do complexo fabril da Ford em Camaçari (BA). O empreendimento, se efetivado, vai consumir cerca de R$ 3 bilhões, segundo disse a companhia. Com o governo da Bahia, a BYD já assinou um memorando de entendimento e onde afirma que o anúncio do investimento depende tão somente do entendimento entre a empresa chinesa e a norte-americana que decidiu parar de produzir veículos no Brasil ainda em 2021.
Presidente Lula e comitiva em Xangai. (Reprodução:Instagram)
O CEO da empresa falou na reunião, com a presença de ministros e governadores que estão na comitiva acompanhando o presidente Lula, sobre as políticas chinesas que permitiram o desenvolvimento na China, de uma indústria de veículos elétricos, como carros de passeio e ônibus de transporte público. Atualmente, a BYD produz ônibus elétricos e painéis fotovoltaicos em Campinas (SP) e tem uma fábrica de baterias para veículos elétricos em Manaus. A companhia também tem dois projetos de monotrilho no Brasil, um em Salvador, outro em São Paulo. A empresa tem planos de montar uma linha de produção de carros híbridos e elétricos, no espaço hoje ocupado pelo complexo baiano da Ford. Além da produção desses carros, a empresa chinesa pretende montar uma de linha de chassis de caminhões e ônibus elétricos, assim como uma unidade de produção de componentes para baterias.
Ainda no passado, quando a empresa anunciou o lançamento de novos modelos de carros elétricos, o diretor de sustentabilidade e marketing da BYD no Brasil, Adalberto Maluf, disse que o plano é elevar o número de concessionárias da BYD para 50 até o mês de julho de 2023. Segundo o executivo, isso pode dar uma cobertura de 85% do mercado nacional. O mercado de carros elétricos e híbridos no Brasil tem acelerado, mesmo sem uma política nacional clara de incentivo. Em 2022 até outubro, as vendas no segmento subiram 44% sobre mesmo período do ano passado, embora com os modelos mais baratos no mercado nacional, ao custo de R$ 140 mil.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), que também esteve presente na reunião, já havia confirmado terça-feira (11) a negociação do governo Lula com a montadora chinesa BYD para retomada da antiga fábrica da Ford. E a expectativa era que um acordo pudesse ser fechado já durante a visita do presidente Lula à China.
Foto Destaque: Lula e CEO da BYD em Xangai. Reprodução/Instagram