INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Lula se prepara para receber presidentes da América do Sul

Lula se prepara para receber presidentes da América do Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se prepara para encontrar 11 presidentes e um representante dos países da América do Sul na próxima semana. O Ministério das Relações Exteriores afirmou que a cúpula acontecerá em Brasília e que o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, está confirmado no evento. Já a presidente interina do Peru, Dina Boluarte, não estará presente devido a crise política no país, mas ela enviará um representante. 

Os líderes dos países que estarão presentes no evento são Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Suriname, Uruguai e Venezuela. 

Um dos líderes mais aguardados é o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que era proibido de entrar no Brasil durante o governo Bolsonaro (PL). O embaixador da Venezuela no Brasil já entregou as cartas credenciais para Lula, confirmando a presença de Maduro no evento. 


Lula se prepara para receber presidentes da América do SulItamaraty confirma cúpula de líderes da América do Sul no dia 30, em Brasília. (Foto: Reprodução/governofederal)


O Ministério de Relações Exteriores connfirmou que a cúpula vai começar no dia 30 de maio, próxima quarta-feira, em Brasília. O Itamaraty disse que o intuito do encontro é fortalecer os laços entre os países da regiãoe o “diálogo franco” entre as nações, já que todos tem “denominadores comuns”. Além disso, Lula quer colocar o Brasíl em destaque na região, já que nos últimos anos o país perdeu protagonismo. 

É imperioso que voltaremos a exergar a América do Sul como região de paz e cooperação, capaz de gerar iniciativas concretas para fazer frente ao desafio, que todos compartilhamos e almejamos, do desenvolvimento sustentável com justiça social” , afirmou Lula em mensagem publicada pelo Itamaraty. 

Os principais assuntos que serão tratados são saúde, sustentabilidade, energia, infraestrutura, defesa e combate aos ilícitos transnacionais. O Brasil quer ser referência em energia e sustentabilidade na região e ainda poder ajudar os vizinhos, vendendo tecnologia própria. 

Em meio a derrotas na Câmara dos Deputados, nas últimas semanas, Lula está mais ativo no cenário político nacional, conversando mais com os congressistas e atuando para ter um diálogo melhor com o Congresso Nacional. Além disso, reuniões e encontros com políticos vai se tornar cada vez mais normal no Palácio do Planalto. 

 

Foto destaque: Sede do Itamaraty, no Distrito Federal. Reprodução/portal.gov

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...