INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Lula vai anunciar primeiros ministros nesta Sexta-Feira, segundo Gleisi Hoffman

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, anunciou nesta quinta-feira (08/12) que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deve antecipar o anúncio de sua equipe de primeiro escalão da Esplanada Ministerial do futuro governo e tornar públicos nesta sexta-feira (9).

Gleisi deu a declaração em entrevista após reunião do Diretório Nacional do PT, em Brasília.

“Ele apenas nos disse que pretende anunciar alguns ministros amanhã [sexta, dia 9], ministros que ele já falou mais e já conversou”, afirmou Gleisi.

Lula já havia declarado na semana passada que ele só anunciaria os ministros após a diplomação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que está marcada para o próximo dia 12. O presidente também informou ter praticamente “80%” do ministério já definido. A assessoria de Lula também já informou que o presidente eleito irá “conversar com a imprensa” nesta sexta no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde atua a equipe de transição.


Presidente do PT, Gleisi Hoffmann, durante reunião do Diretório Nacional do partido, em Brasília (Foto: Reprodução / G1)


Quanto aos nomes já selecionados, a expectativa atual é de que pelo menos cinco pastas sejam anunciadas com os mesmos. Veja abaixo a lista dos cotados até o momento:

Ministério da Fazenda – Fernando Haddad (PT)

Ministério da Defesa – José Múcio Monteiro

Casa Civil – Rui Costa (PT)

Ministério da Justiça – Flávio Dino (PSB)

Ministério do Meio Ambiente – Marina Silva (Rede)

O presidente ainda prometeu confirmar os nomes que acabaram vazando antecipadamente. Enquanto isso, Lula tem uma conversa marcada com a imprensa, às 10h15, no Centro Cultural Banco do Brasil nesta Sexta. Apesar de haver preocupação para que a divulgação ocorresse antes do jogo da seleção brasileira contra a Croácia, na Copa do Mundo, também na sexta-feira.

A antecipação dos anúncios também se deve a uma preocupação com o cenário internacional. Pois o presidente mostra preocupação com a recente tentativa de golpe ocorrida no Peru, que levou à detenção do presidente Pedro Castillo, o que para o petista, demonstra a necessidade de adotar cautela e de fazer um aceno público de tranquilidade a integrantes das Forças Armadas, o que já virou causa de preocupação entre o público.

Diante da resistência dos atuais comandantes das Forças Armadas ao novo presidente, Lula foi recomendado a antecipar o anúncio para acelerar o processo de escolha dos novos titulares dentro do Exército, na Aeronáutica e também na Marinha.

O PT já foi informado que deverá ficar com menos de um terço do comando do primeiro escalão da Esplanada dos Ministérios, diante da necessidade do presidente eleito de acomodar partidos aliados, tanto que mostraram apoio na disputa eleitoral como que são estratégicos para a aprovação da PEC do Estouro.

 

Foto Destaque: Presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursando

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...