Lula viaja para Londres para coroação de Charles III

3 min de leitura

Na noite desta quinta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcará rumo à Londres, na Inglaterra, para acompanhar a coroação do Rei Charles III, que acontecerá no próximo sábado (6). Mas antes, Lula será recebido pelo primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, para um encontro. Porém não há previsão de discussão e assinaturas de acordos políticos. 

O presidente tem a previsão de chegada na capital inglesa na sexta-feira (5) por voltas das 12h, do horário local. 


<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/DLsFYyl4DME” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share” allowfullscreen></iframe>

Notícia da CNN sobre a viagem de Lula para Londres (Reprodução/YouTube/CNN Brasil)


A recepção e o encontro entre Lula e a autoridade inglesa é visto como um interesse e um reconhecimento da importância em melhorar as relações comerciais com o Brasil. 

A agenda do presidente será breve, já que a intenção principal é a cerimônia de coração do rei Charles, e não discussões políticas formais. 

Após a reunião com primeiro-ministro, Lula irá participar de uma recepção restrita no palácio de Buckingham. O evento é para a Família Real e outros dez líderes mundiais, o que reforça a ideia de interesse do reino unido em estreitar relações com o Brasil. 

Uma das pautas discutidas entre Lula e Charles III deve ser a questão ambiental, já que é um dos principais temas defendidos pelo monarca. Quando Lula ganhou a presidência e Charles III foi um dos primeiros a telefonar para parabenizá-lo, temas ligados ao ambiente já entraram em discussão entre as duas autoridades. 

Antes da coroação, no sábado (6), Lula participara de uma recepção especial, que acontecerá próximo à Abadia de Westminster, local que acontecerá a coroação.

Nesta viagem, o presidente contara apenas com a presença da primeira-dama Janja da Silva Lula e o seu assessor-chefe da presidência, Celso Amorim. A expectativa é que a comitiva brasileira volte da Inglaterra na mesma noite da coroação.  

Charles foi nomeado rei no dia 8 de setembro de 2022, após a morte da monarca Elizabeth II, que reinou por 70 anos.

 

Foto Destaque: Reprodução/CnnBrasil

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile