Luzes do Cristo Redentor são apagadas como forma de solidariedade a Vinícius Júnior

Nathália Siqueira Por Nathália Siqueira
3 min de leitura

Nesta segunda-feira (22), o Cristo Redentor teve suas luzes apagadas como um ato de solidariedade ao jogador Vinícius Junior, que no último domingo (21), sofreu um ataque racista durante uma partida em Valência, em que jogava pelo Real Madrid.

A ação foi pensada pelo Núcleo de Esporte e Fé do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, juntamente com Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e o Observatório da Discriminação Racial no Futebol.

Em nota compartilhada nas redes sociais, o santuário explicada a motivação do ato: “O Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor repudia os ataques racistas sofridos pelo jogador brasileiro Vinícius Júnior nesse domingo, 21 de maio, durante jogo entre Real Madrid e Valencia. Por isso, nesta segunda-feira, das 18h às 19h, o monumento ao Cristo Redentor terá a iluminação desligada como símbolo da luta coletiva contra o racismo e em solidariedade ao jogador e a todos os que sofrem preconceito no mundo inteiro”.

Sobre o ato de solidariedade, Vini Jr agradece e se declara emocionado, em seu Twitter. Além disso, o jogador aproveita a mesma publicação para declarar que acredita ter um propósito de vida, e que se tiver de sofrer para que no futuro ninguém mais sofra, “estou pronto e preparado”, afirma.

O ataque sofrido


Vinicius Junior condenando a torcida do Valencia por atos racistas (Reprodução/Getty Images)


Durante o jogo do Real Madrid contra o Valencia, deste domingo, o atacante sofreu com vaias racistas da torcida rival. O Ministério da Igualdade Racial, informou que notificará a La Liga, responsável pelo campeonato, além de autoridades espanholas, para que os autores do crime sejam punidos.

O pedido de que providências sejam tomadas, vem também do governo brasileiro. Em nota, os ministérios de Relações Exteriores, Igualdade Racial, Esporte e Direitos Humanos e Cidadania, assim em conjunto, solicitando penalidade para a torcida. Além disso, o Itamaraty deverá solicitar a presença da embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández-Palacios, para que explicações diretas sejam dadas. 

 

Foto destaque: Cristo Redentor tem luzes apagadas, como forma de solidariedade à Vini Jr. Reprodução/Twitter

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile