Maior esqueleto de dinossauro da Europa pode ter sido descoberto em Portugal

2 min de leitura

Um esqueleto de dinossauro de 25 metros de comprimento foi encontrado por paleontólogos na jazida de Monte Agudo, na região portuguesa de Pombal. A descoberta do herbívoro foi divulgada pela Universidade de Lisboa na segunda-feira (22). A extração de parte das partes fossilizadas sugere a descoberta de um dos maiores dinossauros saurópodes da Europa, segundo a instituição de ensino.

As investigações da jazida iniciaram em 2017, quando o proprietário do terreno notou a presença de fragmentos de ossos enquanto realizava obras de construção no local. A campanha de escavações ocorreu entre os dias 1 e 10 de agosto de 2022 por paleontólogos portugueses e espanhóis. A jazida está localizada na região de Pombal, em rochas sedimentares do Jurássico Superior, com cerca de 150 a 145 milhões de anos. 

Os trabalhos foram realizados por investigadores do Instituto Dom Luiz da Ciências ULisboa, do Grupo de Biologia Evolutiva da UNED-Madrid e da Facultade de Belas Artes da Universidade Complutense de Madrid.

Os restos fósseis do dinossauro do grupo saurópodes estão bem preservados, com posição anatômica original que teria o animal em vida. Eles são caracterizados como herbívoros, quadrúpedes e com pescoços e caudas compridas. Segundo a Universidade de Portugal, a preservação original não é comum em registros fósseis. Até o momento, foram recolhidos os ossos das vértebras e das costelas.

De acordo com os pesquisadores, as características dos fósseis e a sua disposição indicam a possível presença de outras partes do esqueleto do dinossauro. Essa hipótese ainda será testada em futuras escavações.

“Os estudos conduzidos na jazida de Monte Agudo sublinham a importância do registo fóssil de vertebrados da região de Pombal que nas últimas décadas tem proporcionado a descoberta de diversas jazidas muito significativas para o estudo das faunas continentais do Jurássico Superior de Portugal”, conclui o comunicado oficial da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 

 

Foto destaque: Pesquisadores acham esqueleto de dinossauro. Reprodução/IDL Ciências ULisboa

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile