Margareth Menezes aceita convite para ser ministra da Cultura do governo Lula em 2023

Giovana Sedano Por Giovana Sedano
3 min de leitura

Depois de rumores sobre a sua participação, a cantora Margareth Menezes confirma que aceitou o convite para fazer parte do novo Ministério da Cultura do governo Lula a partir de 2023. O Ministério da Cultura havia sido extinto pelo governo Jair Bolsonaro e transformado em uma secretaria vinculada ao Ministério do Turismo. Durante a sua campanha, Lula disse que, se eleito, iria recriar o Ministério da Cultura.

Mais cedo, Margareth Menezes se encontrou com Lula no hotel onde o presidente eleito está hospedado, na região central da cidade. Segundo ela, a conversa foi “muito inspiradora” para o setor cultural. “Nós conversamos, e eu aceitei a missão. Recebo isso como uma missão, mesmo. Foi uma surpresa para mim também“, disse Menezes.

Segundo Margareth, ela “aceitou a missão” após conversar com o presidente eleito. A cantora baiana será a primeira mulher a ser anunciada como integrante da equipe ministerial de Lula no terceiro mandato de Lula —  O novo governo já está sob essa pressão. Outras mulheres são esperadas para fazer parte dos Ministérios.

Então ela acrescentou que havia “necessidade de a gente fazer uma força-tarefa para a gente levantar o Ministério da Cultura“. 


Lula beija testa de Margareth Menezes, futura ministra da Cultura, durante encontro em Brasília — Foto: Ricardo Stuckert


Agora é isso: a gente juntar todo mundo, a gente ouvir todo mundo, a gente levantar primeiro o ministério e fazer a cultura do Brasil no lugar que ela sempre merece de reconhecimento, que sempre foi reconhecida no mundo inteiro todas as áreas da cultura. As culturas populares, a gente reascender o caminho que foi criado.” declara.

Uma das promessas de campanha de Lula foi a criação de conselhos regionais de cultura para promover artistas e iniciativas locais de “fuga do eixo Rio-São Paulo”. Na primeira vez em que foi eleito, em 2002, Lula também escolheu um representante da classe artística para chefiar a pasta da Cultura: o cantor e compositor Gilberto Gil, que presidiu o ministério entre 2003 e 2008. 

Apostando em um ministério mais diverso e inclusivo, Lula deve anunciar pelo menos mais três ministras nos próximos dias. 

 

Veja a lista dos ministros confirmados até o momento para o terceiro mandato de Lula:

  • Fazenda: Fernando Haddad (PT)
  • Defesa: José Múcio Monteiro
  • Casa Civil: Rui Costa (PT)
  • Justiça e Segurança Pública: Flávio Dino (PSB)
  • Relações Exteriores: Mauro Vieira
  • Cultura: Margareth Menezes
 

Foto Destaque: Reprodução

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile