INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Massacre em creche na Tailândia chama atenção para aumento de drogas na região

Um ex-policial invadiu uma creche no norte da Tailândia e matou pelo menos 24 pessoas, antes de tirar a sua própria vida e a de sua família. Vale ressaltar que massacres como este não são comuns no lugar. A suposição é de que o atentado esteja relacionado a questão das drogas que ultimamente está muito presente na região. 

A polícia tailandesa está investigando a suspeita de que o homem que cometeu o atentado estava sob efeito de drogas. O primeiro-ministro tailandês, Prayuth Chan-ocha, classificou o atentado como “um evento chocante” — e ordenou uma investigação imediata. Prayuth também prestou suas “mais profundas condolências às famílias dos mortos e feridos” através de uma rede social.


<blockquote
class="twitter-tweet"><p lang="en" dir="ltr">JUST IN: Shooting
reported at childcare centre in Nong Bua Lamphu, northern Thailand.
Casualties reported. Suspected gunman still at large <a
href="https://t.co/UqEF4bW4E7">https://t.co/UqEF4bW4E7</a></p>&mdash;
Pichayada P. (@PichayadaCNA) <a
href="https://twitter.com/PichayadaCNA/status/1577925227601805312?ref_src=twsrc%5Etfw">October
6, 2022</a></blockquote>
<script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js"
charset="utf-8"></script>

Primeiro-ministro tailandês fala sobre o ataque em uma rede social. (Foto: Reprodução/Twitter)


Junto a Mianmar e Laos, a Tailândia completa o Triângulo Dourado no sudeste asisático, que se tornou um conhecido centro de tráfico e produção de drogas desde o início do século XX. O escritório da ONU voltado para Drogas e Crime  (UNOCD) fez um alerta para a região devido à produção, tráfico e uso de “volumes extremos de metanfetamina“.

No ano passado, uma quantidade recorde de metanfetamina foi apreendida no Leste e Sudeste asiatico. Dados da ONU indicam que foram aproximadamente 172 toneladas, com mais de 1 bilhão de comprimidos do produto apreendido. A quantidade confiscada é sete vezes maior do que foi apreendida há 10 anos, quando 143 milhões de comprimidos foram apreendidos e 35 vezes mais do que há cerca de 20 anos. Além disso, quase 79 toneladas da droga em cristal foram apreendidas em 2021, há uma década atrás esse valor era próximo de 10 toneladas.

O analista regional de drogas sintéticas do UNODC para o Programa Global Smart, Kavinvadee Suppapongtevasakul, aponta que esse aumento está relacionado a queda do preço da metanfetamina em cristal, o que “é particularmente preocupante, pois se tornou muito mais acessível e disponível para aqueles que não podiam comprá-la antes”, pontuou através de nota. E acrescentou: “As consequências sociais do aumento do uso são significativas e os serviços de saúde e redução de danos permanecem limitados em toda a região”.

Em maio deste ano, em apenas um dia a polícia tailandesa confiscou 14,7 milhões de comprimidos, dos quais 8 milhões foram encontrados no Nordeste do país e outros 6,7 milhões no Norte, a 5km de distância da fronteira com Mianmar. E ainda que a metanfetamina seja a maior preocupação das autoridades do Triângulo Dourado, outras drogas sintéticas como a cetamina, conhecida popularmente como “Special Key”, ou também “Key”, também preocupa as autoridades devido  aos danos significativos que geram aos usuários.

Foto Destaque: Ataque em escola na Tailândia. Foto: Reprodução/BBC News Brasil

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 1 =