Mata Atlântica brasileira tem redução de 59% no desmatamento em 2023

2 min de leitura

O desmatamento na região da Mata Atlântica brasileira apresentou uma queda significativa de 59% nos primeiros oito meses de 2023, conforme apontado pelo mais recente boletim do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) Mata Atlântica, divulgado hoje (29). Entre janeiro e agosto deste ano, a área desmatada atingiu 9.216 hectares, em comparação com os 22.240 hectares registrados no mesmo período no ano anterior.

Limites do bioma Mata Atlântica

A coordenação da Fundação SOS Mata Atlântica, Arcplan e MapBiomas destaca que a tendência de redução no desmatamento já era notável desde o início do ano, alcançando uma diminuição de 42% até maio. No entanto, é crucial observar que os dados do SAD consideram apenas os limites do bioma Mata Atlântica estabelecidos pelo IBGE em 2019.

Desmatamento em Encraves

Uma observação importante surge ao analisar a área de abrangência da Lei da Mata Atlântica, promulgada em 2006, que incorpora encraves na Caatinga e no Cerrado. Nessa extensão, a diminuição do desmatamento foi de 26% no mesmo período.

Apesar da queda geral, os encraves florestais dentro do Cerrado e da Caatinga apresentaram um cenário oposto. Entre janeiro e maio de 2023, as derrubadas nesses biomas aumentaram em 13% e 123%, respectivamente, exigindo uma resposta eficaz por parte do poder público, conforme enfatizado por Luís Fernando Guedes Pinto, diretor-executivo da SOS Mata Atlântica.

Impacto positivo: Redução do desmatamento em todos os Estados


 

De acordo com o IBGE, o desmatamento nos 15 Estados que mais desmatavam tiveram uma redução brusca. (Fotografia: Reprodução/Terra Magna)


Os dados da plataforma indicam uma redução do desmatamento em todos os 15 estados que compõem a Mata Atlântica, segundo os limites estabelecidos pelo IBGE. Destacam-se os casos do Paraná e Santa Catarina, que, historicamente, registraram altos índices de derrubadas, apresentando diminuições significativas de 64% e 66%, respectivamente.

 

Foto destaque: Neste ano, o Brasil teve um redução de 59% nos desmatamentos na Mata Atlântica. Reprodução/O Globo

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile