A família da rainha Elizabeth II da Grã-Bretanha está viajando para o Castelo de Balmoral, na Escócia, depois que os médicos da monarca anunciaram na quinta-feira que estavam “preocupados” com sua saúde. A rainha, a soberana com o reinado mais longo da Grã-Bretanha e a monarca mais velha do mundo, está desde o final do ano passado pelo que o Palácio de Buckingham chamou de “problemas de mobilidade episódicos”.
Em maio, a rainha perdeu a abertura estadual do Parlamento pela primeira vez em 59 anos. O palácio citou os “problemas de mobilidade episódicos” da monarca, mas se recusou a divulgar mais detalhes citando a confidencialidade do paciente.
Nesta quinta-feira (8), em uma rara declaração sobre a saúde da rainha, o Palácio de Buckingham relatou que a monarca foi aconselhada pelos médicos a permanecer sob supervisão e cuidados. “A rainha continua confortável e em Balmoral (Castle)”, acrescentou o comunicado. O anúncio veio poucas horas depois que o Palácio de Buckingham anunciou que a rainha, de 96 anos, havia adiado uma reunião virtual de seu Conselho Privado nessa quarta-feira, depois de ser aconselhada pelos médicos a descansar.
Foto: Rainha Elizabeth II (Reprodução/SCOTT HEPPELL)
A monarca planejava participar da reunião após nomear formalmente Liz Truss como a nova primeira-ministra do Reino Unido. Truss é o 15º primeiro-ministro nomeado pela rainha durante seu reinado de 70 anos. Os quatro filhos da rainha viajaram para Balmoral. O príncipe Charles, filho mais velho da rainha e herdeiro do trono do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, e sua esposa Camilla, a duquesa da Cornualha, já chegaram ao Balmoral, de acordo com um comunicado da Clarence House.
O Jornal CNN informou que, de acordo com uma fonte real, filha da rainha, a princesa Anne, conhecida como a princesa real, já estava no castelo escocês. A fonte acrescentou que o príncipe Edward, filho mais novo da rainha, e sua esposa Sophie, a condessa de Wessex, estavam viajando para Balmoral. Uma fonte próxima ao príncipe Andrew disse que o duque de York também estava indo para lá.
O Palácio de Kensington disse que o príncipe William, o duque de Cambridge, o segundo na linha de sucessão ao trono, estava a caminho, enquanto sua esposa Catherine, a duquesa de Cambridge, permaneceu em Windsor, onde seus três filhos estão em seu primeiro dia em uma nova escola.
O príncipe Harry e sua esposa Meghan, a duquesa de Sussex, também estavam a caminho de Balmoral, disse um porta-voz do casal.
Houve preocupações com a saúde da rainha desde uma breve internação hospitalar em outubro passado. A monarca passou por problemas de mobilidade episódica, que às vezes a levaram a se retirar de compromissos oficiais.
Truss twittou na quinta-feira que “todo o país ficará profundamente preocupado com as notícias do Palácio de Buckingham nesta hora do almoço”. “Meus pensamentos – e os pensamentos das pessoas em todo o Reino Unido – estão com Sua Majestade a Rainha e sua família neste momento”, acrescentou Truss.
A reunião da rainha com Truss teria ocorrido tradicionalmente no Palácio de Buckingham, em Londres, mas a monarca reduziu significativamente suas funções e viagens nos últimos meses devido aos problemas de mobilidade. Em vez disso, a nova primeira-ministra viajou para a Escócia para sua audiência com a rainha. A nomeação de um novo primeiro-ministro é uma das principais responsabilidades cerimoniais da rainha como Chefe de Estado – com outras sendo a Abertura Estadual do Parlamento e a assinatura de projetos de lei parlamentares.
Foto destaque: Rainha Elizabeth II (Reprodução/Associated Press)