INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Menina é resgatada de escombros após terremoto no Afeganistão

Menina é resgatada de escombros após terremoto no Afeganistão

Uma menina, de apenas 2 anos, foi resgatada com vida dos escombros de um terremoto no Afeganistão neste domingo (08). A criança estava nos braços da mãe, que infelizmente não sobreviveu. O Afeganistão sofreu com diversos terremotos seguidos neste final de semana.

 

Sequência de terremotos

A sequência de tremores de terra aconteceu no sábado (07), por volta das 11h do horário local. Foram registrados três tremores, tendo o mais forte alcançado 6,3 na escala Richter, ocorrido 10 quilômetros abaixo da terra. Os outros dois terremotos tiveram magnitude 5,9 e 5,5. 

De acordo com a administração do Talibã, após os fortes terremotos, o número de mortos no Afeganistão subiu para 2,4 mil. Há cerca de 70 pessoas feridas no hospital da cidade. 


Epicentro do terremoto no Afeganistão

Epicentro do terremoto no Afeganistão. (Foto; reprodução/USGS)


Caos e destruição

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (da sigla, em inglês, USGS), o epicentro do terremoto de magnitude 6,3 ocorreu a 35 km de Herat, no noroeste do Afeganistão e pôde ser sentido nas províncias vizinhas de Badghis e Farah. Os tremores foram responsáveis por destruir diversas aldeias ao longo da região, atingindo cerca de 600 famílias.

 

Pronunciamento das autoridades 

Segundo Janan Sayeeq, porta-voz do Ministério dos Desastres, 2.445 pessoas morreram, ainda há milhares de pessoas desaparecidas sob os escombros, mais de 9 mil pessoas estão feridas, incluindo crianças, mulheres e idosos, além de incontáveis desabrigados em decorrência das 1.320 casas destruídas.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, por meio de seu porta-voz, expressou profunda tristeza com o ocorrido, se solidarizou com o povo afegão, ofereceu suas condolências às famílias das vítimas e desejou uma rápida recuperação aos feridos. 

As organizações humanitárias estão buscando esforços de socorro por meio da disponibilização de médicos aos hospitais regionais e abrigos de emergência, além de mantimentos e assistência às pessoas que viviam nas áreas afetadas. 

Foto destaque: Criança afegã chora no meio dos escombros dos terremotos. Reprodução/Reuters/Stringer

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...