INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Milei nomeia sua irmã para o alto escalão do governo argentino

Milei nomeia sua irmã para o alto escalão do governo argentino

Milei revoga a norma que proibia o nepotismo na Argentina e designa sua irmã para o alto escalão. No primeiro dia de seu mandato como presidente da Argentina, Javier Milei assinou 13 decretos, destacando-se um que revoga outra medida de 2018, assinada pelo ex-presidente Mauricio Macri, que vetava familiares de membros eleitos de ocuparem cargos na administração pública.

Cargos ocupados pela irmã de Milei

Dessa forma, Milei nomeou sua irmã, Karina, para os cargos de primeira-dama e secretária-geral do governo. A função de primeira-dama envolve responsabilidades sociais e, por vezes, diplomáticas. Como secretária-geral, Karina auxiliará o presidente em políticas públicas, elaboração de comunicados, participação em eventos cerimoniais e protocolares, além de gerir as relações com o público, conforme informado pela imprensa argentina.

Os demais decretos abordaram a reorganização dos ministérios, com Milei reduzindo o número de pastas de 18 para 9, e empossando os ministros da Casa Civil, Interior, Relações Exteriores, Defesa, Economia, Segurança, Saúde, Justiça, Infraestrutura e Capital Humano. Ao nomear Nicolás Posse como chefe da Casa Civil, Milei atribuiu ao cargo não apenas a responsabilidade pela gestão dos demais ministérios, mas também o papel de supervisionar as empresas estatais argentinas.


Milei nomeia sua irmã para o alto escalão do governo argentino

Javier Milei. (Reprodução/Augustin Marcarian)


Na descrição do cargo, Milei incumbiu Posse de intervir nos planos de ação e orçamento das empresas do Estado, das entidades autônomas, das organizações descentralizadas ou desconcentradas e das contas e fundos especiais, independentemente de sua denominação, bem como na sua intervenção, liquidação, encerramento, privatização, fusão. Dissolução ou centralização.

O decreto de posse estabelece que o ministro da Economia terá a responsabilidade de administrar as empresas estatais, porém, com a orientação do Chefe da Casa Civil. Em outras palavras, Luis Caputo, o atual ministro da Economia, pode executar as ordens dadas por Posse, mas, não emitir instruções. No seu oitavo decreto, Milei reduziu o número de ministérios de 18 para 9. Com isso, as pastas anteriores foram distribuídas entre os novos ministérios.

Pastas de ministérios passam a ficar assim

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação será incorporado pelo Chefe da Casa Civil e com a Secretaria de Assuntos Estratégicos. O Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e Esporte fará parte do Ministério do Interior. As Secretarias de Transporte, Obras Públicas e Habitat e Desenvolvimento Territorial serão incorporadas pelo Ministério da Infraestrutura. O Ministério do Capital Humano ficará responsável pelas pastas de Seguridade Social, Educação, Cultura, Trabalho e o Ministério da Mulher, Gênero e Diversidade.

Foto destaque: Javier Milei ao lado de sua irmã Karina. (Reprodução/Luis Robayo)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...