INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Mina em Maceió cede 2 metros em 72h e pode haver colapso

Mina em Maceió cede 2 metros em 72h e pode haver colapso

Nesta semana, o solo da mina 18, da empresa Braskem, para extração de sal-gema em Maceió estava com risco de desabar e, em 3 dias o solo cedeu 2 metros. A área foi explorada durante 4 quatro décadas.

40 anos de exploração do solo

A empresa Braskem escavou poços na região entre os anos 1979 e 2019, para a extração de sal-gema, material que pode ser usado para fabricar PVC. Durante os anos de exploração, minas vazaram líquido causando instabilidades no solo.  De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (SGB) a atividade realizada pela Braskem provocou o fenômeno de afundamento do solo na região, assim, desde 2019, essas “cavernas” de exploração estão sndo fechadas.

Nesta quarta-feira (29), a Prefeitura de Maceió decretou situação de emergência, por risco iminente de colapso de uma mina petroquímica na Lagoa Mundaú, no bairro Mutange. O governo do estado afirmou que houve cinco abalos sísmicos na área durante o mês de novembro. “Todo o plano de contingência está funcionando, protocolos estão sendo seguidos rigorosamente pela Defesa Civil de Maceió, que já se comunicou com todas as autoridades pertinentes”, afirmou o prefeito, João Henrique Caldas.


Mapa da Defesa Civil com as regiões afetadas pelo risco de afundamento

                                            Mapa da defesa civil com as regiões afetadas pelo risco de afundamento (Foto: reprodução/ Defesa Civil-AL)


Estado de risco da mina 18

Segundo a Defesa Civil de Alagoas, um desabamento poderia abrir uma cratera de 300 metros de diâmetro na capital, e causar um efeito cascata em outras minas. Em 2018, foram identificados danos semelhantes em imóveis e ruas do bairro Mutange, local onde está a mina 18, em risco de desabamento, desde então o Ministério Público Federal em Alagoas (MPF-AL) acompanha o caso e apura os fatos.

Cerca de 60 mil moradores do bairro Mutange foram evacuados de suas casas, mediante ordem juducial. Além da mina número 18, há no total, 35 minas instaladas na capital Maceió.

Em nota, a empresa Braskem informou que estão sendo tomadas todas as medidas cabíveis para a diminuição do impacto e que está monitorando a situação em tempo real juntamente com as autoridades.

Foto destaque: imagem aérea da região da mina 18 da Braskem, em Maceió (Reprodução/CNN)

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...