Minas Gerais: vaca bate recorde mundial de produção de leite em torneio

Welyson Lima Por Welyson Lima
3 min de leitura

Uma vaca produziu 132,2 kg em produção de leite, um recorde alcançado mundialmente, se tornando a que mais produziu leite no mundo. O torneio foi realizado em Passos (MG). A vaca-baleia pertence à raça holandesa. Nas três primeiras ordenhas realizadas no mesmo dia, ela produziu 132,2 kg de leite. O feito aconteceu durante o torneio de Gado Leiteiro, que aconteceu na cidade mineira, que a medição foi feita e que comprovou a quantidade de leite produzida pela baleia.


Vaca baleia recebendo os cuidados do produtor (Foto: Reprodução/G1)


A vaca baleia produziu 5 kg a mais do que a vaca Marília. Na competição, a medida acontece por quilos em razão da densidade do leite. Marília, a vaca que competiu com Baleia, é de São Paulo e até então levava o título de vaca com maior produção de leite mundialmente, desde o ano de 2019. Situação que agora mudou, com o valor alcançado por Baleia, que superou Marília. Murilo Rios Lemos, que é produtor, chegou a dizer em entrevista ao G1, que a vaca baleia causou surpresa em todos. “Uma vaca fenomenal, vindo do Paraná. Essa vaca não é cria minha, mas veio pra esse torneio e surpreendeu a todos nós“, disse.

A vaca baleia recebe tratamento adequado para além da genética. Ela toma banho cinco vezes ao dia, tem espaço de descanso apropriado, incluindo ventilador e ainda possui alimentação balanceada. Murilo Rios Lemos disse que a lactação de baleia assustou a todos. “Até mesmo quem estava no pavilhão junto com a gente está assustado com a lactação da vaca”, afirmou.

Torneio de Passos  e premiação

O torneio de Gado Leiteiro de Passos acontece desde a segunda-feira (26) e termina nesta quinta-feira (29). Além do torneio, acontece a feira de agronegócios, onde os produtores aproveitam para ver as novidades e se atualizarem no ramo.  No espaço, mais de 50 exposições de maquinários e insumos agrícolas estão à disposição dos produtores. A curiosidade deste ano é que o recorde mundial foi quebrado já no primeiro dia de competição. A premiação acontece da seguinte forma: na categoria “girolando leiteiro e aberto“, os vencedores da categoria ganham um carro 0 km. Na categoria “bubalino”, que termina na sexta-feira (30), o vencedor ganha uma moto 0 km.

 

Foto Destaque: vaca baleia. Reprodução/G1

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile