O Ministério da Defesa da Rússia fez, nesta terça-feira (28), uma acusação ao exército da Ucrânia de tentar realizar ataque com drones contra a província de Krasnodar e a república de Adygea, localizadas na costa nordeste do mar Negro.
“O regime de Kiev tentou usar drones para atacar alvos da infraestrutura civil na região de Krasnodar e na república de Adygea”, é o que relata o comunicado oficial do ministério.
Segundo a pasta, “as unidades de luta radioeletrônica das Forças Armadas da Rússia neutralizaram os drones”, que acabaram perdendo o rumo posteriormente. A nota aponta também que um drone teria caído em um campo, e que o outro teve a rota desviada e não atingiu o alvo da infraestrutura civil atacada.
Em Moscou, por outro lado, as autoridades informaram sobre a queda de um drone no distrito de Koloma, ao sul da capital do país. “Aconteceu perto da aldeia de Gubastorovo, e o alvo, provavelmente, era uma instalação de infraestrutura civil, que não sofreu danos”, atestou o governador da província, Andrey Vorobyov.
Por meio do Telegram, Vorobyov informou que não houve registro de vítimas ou qualquer dano material pela queda do aparato.
Atualmente, as regiões russas próximas à fronteira da Ucrânia são alvos comuns de ataques do exército ucraniano, realizados muitas vezes com drones.
Resposta da Ucrânia sobre as acusações
Apesar das acusações, a Ucrânia não se manifestou sobre o ataque nesta terça-feira. Em contrapartida, veículos e agências de notícias internacionais não conseguiram confirmar se essa tentativa de ataque ocorreu de fato.
Fotografia: Soldados ucranianos lançam um drone em posições russas perto de Bakhmut, região de Donetsk (Reprodução/g1)