Ministério da Defesa do Irã apresenta novo míssil balístico de longo alcance

João Grun Por João Grun
3 min de leitura

O Ministério da Defesa do Irã revelou recentemente um novo míssil balístico com um alcance de 2.000 km, capaz de transportar ogivas com mais de uma tonelada de peso. Essa revelação provocou preocupação e uma resposta imediata dos Estados Unidos, que consideraram o programa de mísseis iraniano uma séria ameaça.

Matthew Miller, porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, declarou nesta quinta-feira (25) que o desenvolvimento e a disseminação de mísseis balísticos pelo Irã representam uma ameaça significativa para a segurança tanto regional quanto internacional. Ele ressaltou que isso também representa um desafio para os esforços de não proliferação de armas. O Departamento de Estado desempenha um papel semelhante ao de um ministério das Relações Exteriores nos Estados Unidos.


Teste de lançamento de misseis em território iraniano. (Reprodução/ Agência de noticias da Ásia Ocidental)


De acordo com a agência oficial de notícias do Irã, a Irna, o novo míssil é chamado de Khaybar e possui um alcance de 2.000 km. Ele é impulsionado por um combustível líquido e pode transportar uma ogiva de 1.500 kg. O nome do míssil faz referência à antiga cidade de Khaybar, localizada na Arábia Saudita atualmente, e é associado a uma batalha histórica no século 7, na qual o exército liderado pelo profeta Maomé obteve uma vitória decisiva sobre os habitantes judeus da cidade.

Esse anúncio ocorre em um momento de grande tensão no conflito israelense-palestino e logo após um cessar-fogo na Faixa de Gaza, que encerrou cinco dias de confronto entre Israel e a Jihad Islâmica Palestina, um grupo armado radical de inspiração islâmica apoiado pelo Irã.

A revelação desse novo míssil balístico do Irã suscita preocupações sobre o aumento da capacidade militar do país e a possibilidade de um maior escalonamento do conflito na região. Essa situação destaca a necessidade de um diálogo diplomático e esforços internacionais contínuos para promover a estabilidade e a segurança na região do Oriente Médio.

Foto destaque: Imagem divulgada pelo governo do Irã do lançamento do Missil Khaibar no dia 25 de maio. Reprodução/Ministério da defesa do Irã. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile