Ministério da Justiça brasileiro lança aplicativo “Celular Seguro”

Editoria Imag Por Editoria Imag
3 min de leitura

O Ministério da Justiça criou um aplicativo que promete bloquear o acesso a celulares roubados. O secretário-executivo da pasta, Ricardo Capelli, disse nesta terça-feira (19), durante o lançamento do aplicativo “Celular Seguro”, que a ideia é tornar o aparelho “um pedaço de metal inútil”. Ele também destacou a posição de destaque que o celular ocupa na vida dos brasileiros.

“Um pedaço de metal inútil”

Diante do crescente número de assaltos envolvendo aparelhos celulares e golpes financeiros no Brasil, o Ministério da Justiça desenvolveu um aplicativo capaz de bloquear o acesso de criminosos às funções do aparelho, e assim, diminuir os impactos às vítimas de furtos e roubos. O aplicativo deverá comunicar o bloqueio – feito em outro aparelho – a instituições como a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e bancos, para que suspendam os serviços. Entretanto, o bloqueio pode não ser imediato. De acordo com a Associação de Operadoras de Telefonia, o pedido deve ser encaminhado em até 6h para as operadoras, e o bloqueio da linha pode demorar até um dia útil para ocorrer. Já nas instituições financeiras, o bloqueio pode ser imediato ou demorar até meia hora, prazo suficiente para que criminosos acessem informações sigilosas.


Cerimônia de lançamento do aplicativo “Celular Seguro” (Vídeo: reprodução/YouTube/ Ministério da Justiça e Segurança Pública)


Fala do secretário

Na cerimônia de lançamento, Capelli afirmou que “as primeiras horas após o roubo do aparelho são decisivas para impedir os crimes”. Sem colocar o Ministério da Justiça como inovador no projeto e mencionando as instituições parceiras, ele justificou: “Estamos trabalhando como coordenadores de um processo de inibir um delito, que é um dos que mais afligem a sociedade brasileira, que é o roubo e furto de aparelho celular, que passou a ser o maior patrimônio que as pessoas carregam no dia a dia, com o desuso do dinheiro em cédula. As pessoas carregam muitos dados nos aparelhos, vimos a necessidade de intervir nesta necessidade.”

O aplicativo já está disponível para navegadores web, como o Google, e a partir desta quarta-feira (20) estará disponível para Android e iOS.

Foto destaque: Secretário-executivo Ricardo Capelli durante cerimônia de posse do Gabinete de Segurança Institucional (Reprodução/Isaac Amorim/MJSP/O Globo)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile