Ministério da Saúde prorroga vacinação contra paralisia infantil

Yngrid Horrana Por Yngrid Horrana
3 min de leitura

O Ministério da Saúde prorrogou o prazo para a vacinação em crianças de 1 a 4 anos da Vacina Inativada Poliomielite (VIP). A nova data limite é até o dia 30 de setembro. Às crianças mais velhas que foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante, é recomendável que estas retornem ao ponto de vacinação mais próximo e recebam a dose de reforço.

O Ministério tomou a decisão devido aos baixos resultados obtidos na cobertura vacinal. De acordo com o Órgão, a vacina que previne a paralisia infantil deveria ser contemplada por pelo menos 14,3 milhões de pessoas – essa população diz respeito ao público-alvo, crianças de 1 a 4 anos.


Criança tomando a VIP. (Foto. Reprodução/Agência Brasil)


“Esse é um problema do mundo inteiro. A cobertura vacinal tem caído. Durante a pandemia essa queda foi mais acentuada em face da tragédia sanitária decorrente da pandemia da covid-19. A estratégia que nós usamos é essa: é conversar com a população brasileira e esclarecer sobre a importância das vacinas do nosso calendário de vacinação, sobretudo para as crianças”, disse o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, em publicação da Agência Brasil.

Até o momento, menos de 40% das crianças que possuem entre 1 e 4 anos foram vacinadas com o imunizante, segundo informações do Ministério da Saúde. Ainda, especialistas ressaltam a importância de mobilizar a vacinação contra a poliomielite, doença que havia sido erradicada em 1994.

Crianças acima dos 5 anos que já passaram pelas três primeiras doses (2, 4 e 6 meses após o nascimento), também podem se vacinar com a dose de reforço e contra outras doenças.

A campanha possibilita também a imunização em atraso. Ou seja, aqueles que deixaram de tomar alguma vacina do Plano Nacional de Imunizações (PNI) poderão se apresentar aos postos de saúde com a carteirinha de vacinação e solicitar o imunizante. Os antivirais ofertados são seguros e registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Até o dia 30 de setembro, o Ministério da Saúde promoverá a campanha de multivacinação. Dezoito vacinas estarão disponíveis nos postos de saúde para a imunização em massa de crianças e adolescentes. São elas: hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela, HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano), HPV, dT (dupla adulto), febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

 

Foto Destaque: Criança tomando a vacina contra paralisia infantil. Foto. Reprodução/Erasmo Salomão/Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile