A ministra Daniela Carneiro, anunciou na última sexta-feira (17), que estão abertas as inscrições para o curso de capacitação de profissionais no atendimento aos turistas com autismo, exclusivamente para os profissionais da área do turismo.
O curso é realizado gratuitamente, em parceria com a instituição Incluir Treinamentos e Certificação. As aulas serão na modalidade de ensino à distância (EAD), e tem as vagas limitadas, serão duas turmas, com 40 vagas disponíveis cada uma. Na hora da inscrição, é necessário enviar um comprovante de que atua na área do turismo.
A carga horária do curso é de 20 horas. As aulas terão início no dia 1 de março e encerrarão dia 19 de abril. As aulas serão todas as quartas-feiras transmitidas ao vivo e o conteúdo gravado ficará disponível na plataforma.
Curso em Autismo e Inclusão. (Foto: Reprodução/Sympla)
A qualificação irá abordar temas, dentre eles: acessibilidade e inclusão no turismo; excelência em atendimento de inclusão; introdução ao transtorno do espectro autista (TEA); vivência e conscientização; explicando o autismo para outras pessoas; transtorno do processamento sensorial; prevenção de comportamentos inadequados baseado em análise do comportamento aplicado; e viagens com crianças com TEA e como ser uma empresa amiga do autista.
“Acessibilidade e inclusão agora são palavras de ordem no Ministério do turismo e integram o nosso plano de ação para os primeiros 100 dias de governo” diz a Ministra em um vídeo publicado nas redes sociais. “Faça sua inscrição e nos ajude a fortalecer o turismo inclusivo”, finaliza ela.
Fazer do turismo mais acessível e inclusivo, é uma das principais metas do plano de ação de 100 dias de governo, divulgado no início do mês pela Ministra do Turismo, Daniela Carneiro. Dividido em cinco eixos de atuação, o plano traz projetos que visam reestruturar e fortalecer a atividade turística no país. “Trabalhar pela inclusão é uma bandeira que levo na minha vida. Esse curso deve possibilitar que o profissional de turismo ofereça um cuidado adequado, atendendo às necessidades especiais de cada viajante. Afinal, todos devem experimentar o turismo de forma completa”, afirmou a ministra Daniela Carneiro.
Foto destaque: Curso em autismo e inclusão. (Reprodução/Sympla)