O Ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin, determinou que fosse realizada a atualização do plano de operações policiais na cidade do Rio de Janeiro. Ele determina que o estado do Rio de janeiro apresente no prazo de dez dias, um plano atualizado da redução de letalidade policial. E que no prazo de 15 dias, seja instalada câmeras de segurança na farda e nas viaturas dos agentes de segurança, bem como nas tropas especiais das forças de segurança do Rio de Janeiro.
Foto: Ministro Edson Fachin em audiência no STF. Reprodução/Getts Imagens.
Segundo ele o propósito é fiscalizar algumas medidas que foram baixadas e determinadas por ele no ano de 2020, para saber se elas estão sendo devidamente cumpridas.
De acordo com o palácio Guanabara, o plano requisitado pelo Ministro Fachin, já esta em fase de elaboração e que o mesmo vai ser entregue no prazo estabelecido pelo ministro. Com todos os detalhes sobre o plano de letalidade policial das forças de segurança da cidade fluminense.
Segundo algumas estatísticas oficiais foram mais de 400 fuzis retirados do poder dos traficantes e milicianos neste ano de 2022, e em confronto com a polícia morreram mais de mil pessoas nas mais diversas situações e circunstancias em todo o estado.
Alguns especialistas em segurança essa instalação de câmeras em fardas e viaturas no Rio de Janeiro, para conseguir reforçar essa operação das forças de segurança no rio é vista como uma medida que pode ajudar os policiais. Segundo eles é uma medida que venha a coibir eventuais irregularidades ou práticas inaceitáveis. E que possa a dar garantia que o serviço prestado de segurança pública venha a ser prestado de forma adequada e com qualidade para toda a populaçao da cidade.
Foto destaque: Edson Fachin determina que prazo para apesentaçao de cronograma de letalidade. REPRODUÇÃO/Getts Imagens.