Míssil atinge área residencial e deixa três feridos em Tel Aviv

Alexandre Kenzo Por Alexandre Kenzo
3 min de leitura

Nesta sexta-feira (26), um foguete atingiu a zona oeste residencial de Tel Aviv, disparado pelo grupo terrorista Hamas, e provocou um incêndio. De acordo com o serviço nacional de emergência médica e desastres de Israel, o Magen David Adom, o incidente resultou em duas pessoas sofrendo ferimentos leves e uma com ferimentos graves na cabeça e nos membros, e foi necessário encaminhar o homem de 20 anos ao hospital.

Resgate

Para o resgate de possíveis vítimas, foram acionados os bombeiros e a polícia local, com guardas da fronteira israelense providenciando a segurança. Foi dada ainda uma orientação pelos oficiais da Defesa Civil de que seria importante evitar aglomerações no local atacado para evitar mais vítimas no caso de novos disparos.

Este se tratou de um dos poucos mísseis disparados pelo grupo radical islâmico que não foram efetivamente interceptados pelo equipamento de defesa israelense conhecido como, o Domo de Ferro.


Veja como funciona o sistema de intercepção de mísseis israelense.

Veja como funciona o sistema de intercepção de mísseis israelense. (Foto:Reprodução/Lou Robinson, Rachel Wilson, Will Mullery/CNN)


Falha no Domo de Ferro

Segundo o repórter Michel Gavendo, que se encontrava no local em um estacionamento próximo, foi ouvido o disparado de dois salvos de foguetes.

É raro,” disse Gavendo. “Dessa vez foram dois disparos em um espaço de tempo muito curto.”

Essa é uma das complicações suspeitas que podem explicar a falha no sistema de defesa do Domo de Ferro, que outrora tende a ser efetivo em conter a maior parte dos ataques do grupo Hamas.


Do outro lado, civis palestinos também sofrem com os bombardeios israelenses,  no campo de refugiados de Jabalia.

Do outro lado, civis palestinos também sofrem com os bombardeios israelenses, no campo de refugiados de Jabalia. (Foto:Reprodução/Mahmoud Issa/Reuters)


Contra-ataque de Israel

O contra-ataque israelense continua com mais um “ataque direcionado” das Forças de Defesa de Israel (FDI) na região norte da Faixa de Gaza, totalizando agora duas noites consecutivas de avanços com veículos blindados para destruir a infraestrutura do Hamas.

Durante a permanência dos ataques terrestres, a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas promete voltar à discussão sobre um possível cessar-fogo humanitário, o que o Brasil tem pautado enquanto temporário presidente do Conselho de Segurança.

Segundo as FDI, no “ataque direcionado” promovido no solo de Gaza, são alvos principais os “locais de lançamento de mísseis antitanque, centros de comando e controle militar, bem como terroristas do Hamas,” pretendendo eliminar a fonte dos disparos de foguete em vez de continuar se apoiando no sistema de defesa que já apresentou brechas.

Enquanto os poderes globais buscam uma resolução diplomática, é provável que essa iniciativa continue aumentando o número de fatalidades, que já ultrapassa a casa dos 8 mil, sendo o conflito mais mortal da história de Gaza.

 

Foto Destaque: Prédio residencial atingido pelo foguete. (Reprodução/CNN)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile