INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

“Momento histórico”, diz Lula sobre reunião com Nicolás Maduro

O Presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), em reunião, ocorrida nesta segunda-feira (29) com o presidente venezuelano Nicolás Maduro no Palácio do Planalto, disse que o encontro é tido como “histórico”. Segundo o presidente Lula, “[…] é difícil conceber que tenham passado tantos anos sem que mantivessem diálogos com a autoridade de um país amazônico e vizinho, com quem compartilhamos uma extensa fronteira de 2.200 km”, disse ele.


"Momento histórico", diz Lula sobre reunião com Nicolás Maduro

Lula recepciona Maduro no Palácio do Planalto. (Foto: Reprodução/Instagram)


A visita de Maduro ao Brasil nesta segunda (29) causou desconforto nos oposicionistas ao governo, que criticaram a aproximação que o país vem fazendo com o governo de Maduro na Venezuela. Para os opositores de Lula, a Venezuela é uma ditadura e Maduro enfraqueceu as instituições democráticas do país.  Lula, em resposta indireta, disse que “o preconceito continua, ainda. O preconceito contra a Venezuela é muito grande. Quantas críticas a gente sofreu aqui durante a campanha por ser amigo da Venezuela”. Lula também lembrou dos ataques que sofreu em sua campanha eleitoral por meio de simpatizantes do ex-presidente Bolsonaro. “Havia discursos e mais discursos, os adversários diziam ‘Se Lula ganhar as eleições, o Brasil vai virar uma Venezuela, uma Argentina, uma Cuba'”, disse. Em outro momento, Lula fala sobre a necessidade do país venezuelano construir uma narrativa a fim de desmitificar argumentos preconceituosos em relação ao país. Para Lula, “cabe à Venezuela mostrar a sua narrativa, para que possa efetivamente fazer pessoas mudarem de opinião. […] É preciso que você construa sua narrativa”, disse ele ao presidente Maduro.

 

O encontro de Lula e Maduro

Nicolás Maduro e Lula se encontraram no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. Na chegada de Maduro, presidente Lula se aproximou dos jornalistas presentes e perguntou: “Quantos anos vocês passaram ouvindo dizer que o Maduro era um homem mau?”. O presidente Nicolás Maduro então respondeu: “Muitos anos”. Lula conversou com Maduro sobre diversos assuntos, entre eles, dívida externa, combate ao narcotráfico, afirmando ao presidente venezuelano que vai galgar a integração entre Brasil e Venezuela. “[…] Sabemos da dívida da Venezuela, e sabemos que tudo isso faz parte, e vai fazer parte de um acordo que a gente faça para que nossa integração seja plena”, afirmou. Na oportunidade, Lula disse que a cúpula de presidentes da América do Sul, que ocorrerá nesta terça-feira (30), deverá debater a questão da integração do continente, que é favorável à Venezuela aderir ao Brics (formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).  Além disso, declarou que o Brasil quer retomar “integração energética” com a Venezuela.

Já Maduro disse que tem pretensão também de aprofundar as relações com o Brasil e que o governo venezuelano está “de portas abertas” aos empresários brasileiros.  “Estamos preparados para que retomemos as relações virtuosas com os empresários brasileiros. A Venezuela está de portas abertas, com plenas garantias para todo empresariado para que voltemos ao trabalho conjunto”, afirmou Nicolás Maduro em seu pronunciamento. Acontece que a Venezuela enfrenta crise no setor econômico pouco mais de uma década. A crise é motivada por oscilações no preço internacional do petróleo, assim como foi agravada por disputas de ideologia com os Estados Unidos e outros parceiros comerciais mais antigos. A visita de Maduro ao Brasil se deve ao fato de que nesta terça-feira (30) acontece a cúpula de líderes da América do Sul. O presidente venezuelano chegou ao Palácio do Planalto acompanhado por sua esposa, Cilia Clores Maduro, onde foram recepcionados pelo Presidente Lula e pela primeira-dama do Brasil, Janja Lula.

 

Foto destaque: Lula cumprimenta Maduro. Reprodução/Instagram.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...