Maria Salud Ramírez Caballero, conhecida como “Mamá Coco”, morreu neste domingo (16), aos 109 anos. Maria ficou conhecida depois de surgirem boatos de que ela teria sido inspiração para a personagem “Mamá Coco” da animação da Disney “Viva – A Vida é uma Festa”.
A idosa foi comparada com a personagem por ter muita semelhança com a avó da família que é representada na famosa animação.
Segundo a imprensa local, Dona María completou 109 anos em setembro, e morreu na sua cidade Natal de Santa Fe de La Laguna, que é famosa pela celebração tradicional do Dia de Los Muertos – Dia dos Mortos.
O secretário de Turismo do estado de Michoacán, no México, Roberto Monroy, escreveu em suas redes sociais: “ Lamento profundamente o falecimento de Dona María Salud Ramírez Caballero, Mamá Coco, mulher incansável e exemplo de vida, que foi a inspiração para este amado personagem que deu a volta ao mundo. Minhas orações para que ela descanse e para que sua família encontre resignação.”
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”es” dir=”ltr”>Lamento profundamente el fallecimiento de Doña María Salud Ramírez Caballero, “Mamá Coco”, mujer incansable y ejemplo de vida, quien fuera inspiración para este amado personaje que dio la vuelta al mundo. Mis oraciones para su descanso y para que su familia encuentre resignación</p>— ROBERTO MONROY G (@robertomonroy1) <a href=”https://twitter.com/robertomonroy1/status/1581753572093743104?ref_src=twsrc%5Etfw”>October 16, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Em 2018, o diretor do filme, Lee Uknrich, negou em suas redes sociais que a Idosa foi inspiração para a personagem.
“Há um história por aí sobre uma idosa de Oaxaca na qual teríamos nos baseado para a personagem Mamá Coco. Isso não é verdade. A personagem não foi baseada em nenhuma pessoal real.”
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>There’s a story going around about an elderly Oaxacan woman who we supposedly based Mamá Coco upon. This is NOT true. The character was not based upon any real person. <a href=”https://twitter.com/hashtag/PixarCoco?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#PixarCoco</a> <a href=”https://t.co/XY3PSqx6HX”>pic.twitter.com/XY3PSqx6HX</a></p>— Lee Unkrich (@leeunkrich) <a href=”https://twitter.com/leeunkrich/status/1049886984884215808?ref_src=twsrc%5Etfw”>October 10, 2018</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
O diretor complementou afirmando que Mamá Coco surgiu exclusivamente da imaginação dos criadores do filme.
Mesmo assim, após a estreia e sucesso do filme, a idosa virou uma celebridade e vários turistas e fãs do longa pediam fotos com Dona María.
O filme “Viva – A Vida é Uma Festa” conta a história de um menino que embarca em uma viagem fantástica no mundo dos mortos com o objetivo de conhecer os seus ancestrais, em particular o tataravô, pai de Mamá Coco.
Foto destaque. Maria Salud e e personagem Mamá Coco do filme “Viva – A Vida é uma Festa”. Foto: Reprodução/Mural.