Morre aos 109 anos idosa que teria inspirado personagem da Disney

Sara Corrêa Por Sara Corrêa
3 min de leitura

Maria Salud Ramírez Caballero, conhecida como “Mamá Coco”, morreu neste domingo (16), aos 109 anos. Maria ficou conhecida depois de surgirem boatos de que ela teria sido inspiração para a personagem “Mamá Coco” da animação da Disney “Viva – A Vida é uma Festa”.

A idosa foi comparada com a personagem por ter muita semelhança com a avó da família que é representada na famosa animação.

Segundo a imprensa local, Dona María completou 109 anos em setembro, e morreu na sua cidade Natal de Santa Fe de La Laguna, que é famosa pela celebração tradicional do Dia de Los Muertos – Dia dos Mortos.

O secretário de Turismo do estado de Michoacán, no México, Roberto Monroy, escreveu em suas redes sociais: “ Lamento profundamente o falecimento de Dona María Salud Ramírez Caballero, Mamá Coco, mulher incansável e exemplo de vida, que foi a inspiração para este amado personagem que deu a volta ao mundo. Minhas orações para que ela descanse e para que sua família encontre resignação.”

<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”es” dir=”ltr”>Lamento profundamente el fallecimiento de Doña María Salud Ramírez Caballero, “Mamá Coco”, mujer incansable y ejemplo de vida, quien fuera inspiración para este amado personaje que dio la vuelta al mundo. Mis oraciones para su descanso y para que su familia encuentre resignación</p>&mdash; ROBERTO MONROY G (@robertomonroy1) <a href=”https://twitter.com/robertomonroy1/status/1581753572093743104?ref_src=twsrc%5Etfw”>October 16, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Em 2018, o diretor do filme, Lee Uknrich, negou em suas redes sociais que a Idosa foi inspiração para a personagem.

“Há um história por aí sobre uma idosa de Oaxaca na qual teríamos nos baseado para a personagem Mamá Coco. Isso não é verdade. A personagem não foi baseada em nenhuma pessoal real.”

<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>There’s a story going around about an elderly Oaxacan woman who we supposedly based Mamá Coco upon. This is NOT true. The character was not based upon any real person. <a href=”https://twitter.com/hashtag/PixarCoco?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#PixarCoco</a> <a href=”https://t.co/XY3PSqx6HX”>pic.twitter.com/XY3PSqx6HX</a></p>&mdash; Lee Unkrich (@leeunkrich) <a href=”https://twitter.com/leeunkrich/status/1049886984884215808?ref_src=twsrc%5Etfw”>October 10, 2018</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

O diretor complementou afirmando que Mamá Coco surgiu exclusivamente da imaginação dos criadores do filme.

Mesmo assim, após a estreia e sucesso do filme, a idosa virou uma celebridade e vários turistas e fãs do longa pediam fotos com Dona María.

O filme “Viva – A Vida é Uma Festa” conta a história de um menino que embarca em uma viagem fantástica no mundo dos mortos com o objetivo de conhecer os seus ancestrais, em particular o tataravô, pai de Mamá Coco.

Foto destaque. Maria Salud e e personagem Mamá Coco do filme “Viva – A Vida é uma Festa”. Foto: Reprodução/Mural.

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário