INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Morre ex-dirigente do Grêmio, Adalberto Preis

Morre ex-dirigente do Grêmio, Adalberto Preis

Na noite desta segunda-feira (24), o ex-dirigente do Grêmio, Adalberto Preis, de 79 anos, sofreu uma parada cardíaca durante um jantar com a família e faleceu. Além de ser um advogado de formação, Preis fez parte de várias áreas da direção do time. Atuou no jurídico e na administração, além de colaborar com o clube no departamento de futebol.

O velório foi marcado para esta terça-feira (25) entre as 10h e 17h, no saguão do Portão A da Arena. A cerimônia de despedida, no entanto, acontecerá somente para a família, no Crematório Metropolitano.

Vida e carreira de Adalberto Preis

Nascido em Criciúma e criado na cidade de São Paulo, Adalberto Preis deu início à sua trajetória no Tricolor na década de 70, atuando como diretor jurídico. A partir de então, sempre ficou ao lado do clube nos momentos importantes.

Em 1982, Preis foi eleito pela primeira vez a vice-presidente, atuando na área de administração do clube. Em 1983, conquistou a Libertadores e o Mundial sendo vice-presidente na gestão de Fábio Koff.

Nos anos de 1985 e 1986, atual como vice de futebol, também pela primeira vez, conquistando o Bicampeonato Gaúcho e comandando a delegação do clube para excursões pela América Central, Europa e África, onde o time venceu importantes torneios, como: Palma de Mallorca, contra o Barcelona, o Torneio de Roterdã, vencendo o Bayern de Munique, e a Phillips Cup.

Entre 2003 e 2004, implantou no clube, ainda como vice-presidente, o Planejamento Estratégico. Foi eleito a vice-presidente do Conselho Deliberativo em 2004 e tornou-se membro do Conselho Consultivo.

Preis participou da volta de Renato Portaluppi ao Grêmio, no ano de 2016. Ele apostou no ídolo para comandar a equipe tecnicamente, com a parceria de Valdir Espinosa sendo coordenador técnico, e teve a conquista do título da Copa do Brasil como resultado, além do fim dos 15 anos sem conquistar os títulos de expressão.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Lamentamos o falecimento de Adalberto Preis, um dos dirigentes mais vitoriosos da história do Grêmio. Desde os anos 70, sempre esteve junto ao Tricolor. Vice-presidente, presidente interino e vice de futebol, conquistou Libertadores, Mundial e Copa do Brasil. Nossos sentimentos! <a href=”https://t.co/jtjr9jfJXI”>pic.twitter.com/jtjr9jfJXI</a></p>&mdash; Grêmio FBPA (@Gremio) <a href=”https://twitter.com/Gremio/status/1683657793448943617?ref_src=twsrc%5Etfw”>July 25, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Pronunciamento do Grêmio sobre a morte de Adalberto Preis. (Reprodução: Twitter/@Gremio)


Renato Portaluppi e Paulo Roberto lamentam a perda

“O Dr. Aldalberto Preis é uma das melhores pessoas que conheci dentro do Grêmio. Uma pessoa afetuosa, um amigo querido e um gremista gigante. Perdemos um grande ser humano. Que Deus abençoe a família e dê forças para que superem essa perda. Descanse em paz, meu amigo”, diz o técnico do Gremio, Renato Portaluppi.

“No nosso grupo da Libertadores acabaram de avisar. Estava conosco no sábado. Muito triste. Peço que Deus conforte o coração de todos os familiares. Vou guardar a imagem dele deste último sábado na comemoração dos 40 anos da conquista da Libertadores. Uma pessoa amável, que ajudou muito a todos. Ele fez muito pelo Grêmio. Deixa esse legado para o clube e serve de exemplo aos futuros dirigentes”, relembra o lateral do time em 1980, Paulo Roberto.

Adalberto Preis também atuou como vice do Conselho de Administração na gestão de Romildo Bolzan, de 2015 a 2022.

Foto destaque: Adalberto Preis. Reprodução/Correio do Povo

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...