INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Morre Zé Celso Martinez fundador do Teatro Oficina aos 86 anos em São Paulo

Dramaturgo estava internado no Hospital das Clínicas em São Paulo desde a última terça-feira (4),seu corpo foi atingido por queimaduras decorrente de um incêndio em seu apartamento onde morava, no bairro no Paraíso, na capital Paulista. Quando foi internado, sua sobrinha, Beatriz Corrêa, comunicou a imprensa que o diretor e dramaturgo, iria passar por uma cirurgia, e que estava com 50% do corpo queimado. Os moradores do prédio relataram que o início do incêndio foi devido a curto-circuito em um aquecedor. O marido de Zé Celso, Marcelo Drummond,  está com o quadro clínico estável.

A Lenda do teatro brasileiro repaginou o formato do teatro no início dos anos 60, com papel importante contra a ditadura militar, mas foi exilado na Europa e África. Com texto arrojado e quebrando tabus para a sociedade da época, seu estilo era forte e marcante. Causou polêmica dentro do teatro, pois suas cenas traziam atores nus encenando e com atuações de relações sexuais.

José Celso Martinez Corrêa, nascido em Araraquara, no interior de São Paulo, em 30 de Março 1937, ingressou na faculdade de Direito ( na USP) entre 1955 e 1960. Dentro da universidade, entrou para o grupo de teatro, conheceu outros atores e fundou, em 1958, o Grupo Oficina.


Zé Celso no piso subterrâneo do Teatro Oficina.

Foto Reprodução: Zé Celso no piso subterrâneo do Teatro Oficina/ Fonte: El Paiss – Foto de Lilo Clareto


Seus primeiros trabalhos dentro do grupo de teatro foram: “Vento forte para papagaio subir” (1958) e “Os pequenos burgueses”, de Máximo Górki. No ano de 1967, dirigiu “O rei da vela”, de Oswald de Andrade e ficou consagrado com marco do Tropicalismo. Em seguida, com a peça “Roda Viva”, com texto de Chico Buarque, foi sua primeira direção fora do Grupo Oficina. 

 

Na década de 70, dirigiu documentários:”Vinte e Cinco”, com foco na Independência de Moçambique e “O Parto”, sobre a Revolução dos Cravos, evento da história de Portugal. No ano de 1978 tomou a frente do Grupo Oficina novamente e criou movimentos para manter o grupo com portas abertas e deu um novo nome Teatro Oficina Uzyna Uzona.

No governo de Bolsonaro (PL), deixou claro seu ponto de vista sobre o líder político e sua gestão “Este governo não tem ne pé nem cabeça” comentou o dramaturgo. Zé Celso teve um papel memorável dentro do cenário teatral brasileiro, com mais de 40 peças dirigidas e muitas obras que estão em nosso historia.

Foto de Capa: Zé Celso dramaturgo teatro brasileiro/Fonte: Atores da Depressão – Instagram

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...