Em Cuiabá, moradores de nove condomínios fechados denunciaram a morte de 31 gatos. A notificação foi realizada nesta segunda-feira (7) com a suspeita de serem mortos por envenenamento. Os bichanos eram alimentados e tratados pelos residentes como “membros da família”.
Marlon Figueiredo, de 34 anos, protetor independente de animal, em conversa com o portal “Primeira Página”, contou que é morador de um dos condomínios onde ocorreu esse ataque aos animais e está auxiliando os outros moradores a registrarem um Boletim de Ocorrência (BO) para que o fato seja investigado.
Segundo Marlon, os moradores dos outros condomínios relataram cenários parecidos: gatos mortos com a boca aberta, sem vestígios no corpo de lesão nem alguma explicação.
“Diariamente, eu recebo relatos de casos assim, não aguento mais ver esses animais sofrendo”, desabafou o protetor de animais.
Gatos de rua (Foto: Reprodução/Pixabay)
Investigação para apurar causas e culpados
O promotor Joelson De Campos Maciel, da 16ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa do Meio Ambiente Natural da Capital, ordenou, nesta segunda-feira (7), abertura de um inquérito civil a fim de que a morte dos gatos seja apurada.
Ouvidas pelo Ministério Público sobre o provável envenenamento, as moradoras disseram ter solicitado providências ao condomínio para solução da morte dos gatos.
O registro mais recente foi na última sexta-feira (28) de julho. O gato chamado de “Mimiko” foi encontrado morto debaixo do carro de um dos moradores. O rapaz que encontrou o gato foi questionado se não havia sido morte por atropelamento. Um dos condôminos pontuou:
“Quando é atropelado não deixa marcas? Ele não tem marca de atropelamento, [como] sangue, etc.”
Vale lembrar que maus tratos aos animais é crime previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605. A alteração lei nº 14.064/2020, prevê pena de reclusão de 2 a 5 anos, além de multa e da proibição da guarda. Há agravamento da penalidade em casos de morte do animal, tendo de ⅓ a ⅙ de aumento.
Gatos abandonados na rua (Foto: Reprodução/Pixabay)
Lista de condomínios onde ocorreram as mortes:
Condomínio Residencial Tuiuiú – 6 Gatos
Serra Azul – 4 Gatos
Morada do Parque – 3 Gatos
Santa Barbara – caso em apuração
Ed. Diana – 2 Gatos
Residencial Wantuil de Freitas – 4 Gatos
Condomínio Ilhas Canárias – 6 Gatos
Residêncial Padova – 6 Gatos
Um dos gatos vítima de envenenamento em Cuiabá (Foto: Reprodução/Divulgação/Globo)
Responsabilidade social
É obrigatório que síndicos e administradores de condomínios denunciem todo e qualquer incidente ou hipótese de maus tratos, através de canais de segurança, à Polícia Militar ou Secretaria de Meio Ambiente.
Foto destaque: Gatos de rua. Reprodução/Pixabay