“Não preciso pedir licença pra governar”, diz Lula em seu pronunciamento

Isaac Andrade Por Isaac Andrade
2 min de leitura

Durante encontro com o Conselho Político de Coalização nesta quarta-feira (08), o presidente Lula diz não precisar de nenhuma licença para governar, deixando claro que sua intenção é melhorar a vida da população brasileira.

Sem citar diretamente o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, Lula disse que é necessário esquecer quem governou o país até o fim do ano passado, mas não os atos criminosos do dia 8 de janeiro. Também complementa dizendo não ter dúvidas que os ataques foram arquitetados “pelo responsável maior de toda a pregação do ódio”.

O que é o Conselho Político de Coalização?


Arquivos conselho político de coalizão - Rede Brasil Atual

 Conselho Político de Coalização (Foto: Reprodução / Antonio Cruz / Agência Geral)


Se trata de um gabinete de um governo sustentado por vários partidos políticos, que cooperam, o que reduz o domínio de qualquer uma das partes dentro dessa coalizão. Normalmente, isso ocorre quando nenhum partido político alcança maioria no parlamento, o que força uma aliança política.

Esse foi o primeiro encontro com o conselho, um dos objetivos do Partido dos Trabalhadores é facilitar o diálogo entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional. Presidentes e líderes da base aliada no Congresso, de 15 partidos, participaram: PT, MDB, PDT, PSOL, Patriota, Solidariedade, União Brasil, PSD, Podemos, PSB, PCdoB, Avante, Rede, PV e Cidadania.

A reunião teve como uma das prioridades a serem debatidas, a aprovação sobre a reforma tributária. O líder do governo na Câmera, deputado Zé Guimarães, afirmou que o governo está trabalhando com a possibilidade de unificar as reformas tributárias que estão tramitando no Congresso Nacional.

Nas próximas semanas, o chefe do Executivo fará viagens pelo Brasil para retomar obras paradas. O presidente espera que as obras auxiliem na economia do país.

Lula ainda pregou harmonia na ocasião e desejou que seja estabelecida uma relação entre Executivo e Legislativo.

Foto destaque: Lula em reunião com o Conselho Político de Coalização. Reprodução/Agência Brasil

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile