O TOI 700e foi descoberto pelo satélite TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA e sua localização é dentro da chamada “zona habitável”.
A NASA, através do satélite TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite), descobriu um novo corpo celeste que pode ser habitável. O planeta foi designado TOI 700e, e está dentro da chamada “zona habitável”, uma região de seu sistema planetário que permite a presença de água em estado líquido.
Esse fato viabiliza a existência de vida em sua superfície. Além disso, o TOI 700e também é um dos poucos planetas com o tamanho da Terra descobertos na zona habitável de uma estrela até agora.
A descoberta foi apresentada nesta terça (10) durante 241ª reunião da Associação Astronômica Americana, em Seatle, aconteceu entre os dias 8 e 12 de janeiro.
O sistema onde ele se encontra possui outros três planetas, OS TOI 700 b, c, d, e de todos eles, apenas dois oferecem as condições para habitação humana. Além do TOI 700e, o primeiro mundo descoberto, o TOI 700d também pode ser habitável.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>Discovery Alert <br>A second Earth-sized planet is found lurking in a nearby star’s habitable zone. It joins three other planets in a red dwarf system 100 light-years away in the Southern constellation Dorado. <a href=”https://t.co/82uDGPvgUt”>https://t.co/82uDGPvgUt</a> <a href=”https://t.co/oFRy2MQhNo”>pic.twitter.com/oFRy2MQhNo</a></p>— NASA Exoplanets (@NASAExoplanets) <a href=”https://twitter.com/NASAExoplanets/status/1612885376019927056?ref_src=twsrc%5Etfw”>January 10, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Descoberta do TOI 700e. (Reprodução/Twitter)
O corpo celeste está localizado no sistema planetário TOI 700, que se trata de uma estrela anã localizada a 101,4 anos-luz da Terra, na constelação de Dorado. Ele conta com algumas características que reforçam ainda mais a teoria de que ele oferece condições existência de vida em sua superfície:
- Tem 95% do tamanho da Terrra
- Muito provavelmente é rochoso
- Completa uma órbita a cada 28 dias
Emily Gilbert é membro do laboratório Jet Propulsion da NASA e diz que “Este é um dos poucos sistemas com vários planetas pequenos e de zona habitável que conhecemos”.
Paul Hertz é diretor da divisão de astrofísica na sede da NASA e de acordo com ele, o satélite TESS, responsável por encontrar os planetas, foi projetado e lançado especificamente para encontrar corpos celestes do tamanho da Terra que estão orbitando estrelas próximas.
O acompanhamento do sistema TOI 700 é feito por observatórios especiais e terrestres e pode fornecer à NASA mais informações sobre ele. Além disso, as descobertas também ajudam a contar mais sobre a história do nosso sistema solar e do próprio planeta Terra.
Foto de destaque: TOI 700e. Reprodução/Twitter @NASAExoplanets