Um navio cargueiro naufragou perto da costa do Japão na noite de terça-feira (24) e oito pessoas morreram, sendo seis de nacionalidade chinesa, afirmou um diplomata chinês na televisão estatal chinesa nesta quinta-feira (26).
O cargueiro “Jin Tian’ tem registro em Hong Kong (China) pesa 6.651 toneladas, e carregava uma tripulação de 22 pessoas da China e de Mianmar, segundo as informações da mídia.
A mensagem de socorro foi enviada cerca de 110 quilômetros a sudoeste do Japão, na noite de terça-feira, afirmou a guarda costeira japonesa.
Ainda de acordo com a guarda costeira, o navio acabou afundando entre Nagasaki, no Japão e a Ilha de Jeju, território da Coréia do Sul, às 2h46 de quarta-feira no horário local – 14h46 de terça no horário de Brasília.
Naufrágio perto do Japão deixa oito pessoas mortas. (Foto: Reprodução/Correio Braziliense)
Navios e aviões dos militares japoneses e da guarda costeira foram enviados para a área em grande quantidade, a operação também teve o apoio da guarda costeira sul-coreana e outros navios privados, para participarem das buscas e no resgate. Até o momento, 13 pessoas foram encontradas.
O cônsul-geral da China na cidade de Fukuoka, Lu Guijun, disse para a emissora estatal chinesa que uma operação de busca resgatou cindo pessoas sem ferimentos graves. Os outros nove tripulantes ainda não foram localizados.
As autoridades ainda não informaram o que causou o naufrágio do navio, porém, um porta-voz da guarda costeira disse que os ventos na região estavam fortes na hora do acidente. E devido ao mau tempo, vários voos na Ilha de Jeju foram cancelados na terça-feira, e no início desta semana, parte do Japão foi atingido por tempestades de inverno que levavam ventos congelantes.
E ainda na terça-feira, um outro navio encalhou nas ilhas de Okinawa, localizadas no sul do Japão por causa dos ventos fortes. Os 19 tripulantes dessa embarcação foram resgatados, informou a mídia.
Foto destaque. Naufrágio perto do Japão deixa oito pessoas mortas. Reprodução/Diário do Nordeste.