Ao menos uma pessoa morreu e outras ficaram feridas nesta quarta-feira (26), após incêndio atingir um navio cargueiro com bandeira do Panamá que navegava pela costa da Holanda.
A embarcação de 199 metros partiu do porto alemão Bremerhaven e estava a cerca de 27 quilômetros ao norte da ilha holandesa de Ameland.
Pouco depois da meia-noite, horário local, as equipes de emergência receberam uma chamada relatando o incêndio no Fremantle Highway.
Navio cargueiro pega fogo na costa holandesa. (Reprodução/Dutch Coast Guard)
Causa do incêndio
As equipes suspeitam que a causa do incêndio tenha sido um carro elétrico que estava entre os vinte e cinco carros elétricos a bordo.
A embarcação transportava quase 3 mil veículos da Alemanha até o Egito.
“Estamos considerando todos os cenários”, disse um porta-voz da Guarda Costeira.
Segundo a Guarda-Costeira, as 23 pessoas que estavam a bordo da embarcação foram resgatadas com ajuda de helicópteros e de botes salva-vidas e encaminhadas para um aeroporto onde receberam atendimento médico.
A Guarda Costeira ainda revelou, através de seu site, que os vinte e três tripulantes já foram retirados do navio. “A tripulação tentou apagar o fogo sozinha, mas não conseguiu. Infelizmente, uma pessoa morreu e outras ficaram feridas”, acrescentaram.
Navio pode afundar e causar danos ao meio ambiente
“A situação não mudou. Ainda há muitas emanações de fumaça”, disse a Guarda Costeira em um comunicado ao meio-dia desta quarta-feira (local).
Segundo um porta-voz do prefeito da Ilha Ameland, Leo Pieter Stoel, eles temem sérios danos ao meio ambiente se o navio vier a afundar. As chamas ainda queimam no navio e uma embarcação de resgate tenta controlar a posição do navio para que não afunde.
O Fremantle Highway é uma embarcação de transporte de automóveis e possui capacidade para 18.500 toneladas de carga. O navio navegava entre Bremerhaven, na Alemanha, e Porto Saíde, no Egito, segundo o site de monitoramento de tráfego marítimo marinetraffic.com.
Foto destaque: Navio em chamas na costa Holandesa. Reprodução/Dutch Coast Guard