Nestlé pretende investir R$ 20 milhões na produção de cacau sustentável

Welyson Lima Por Welyson Lima
3 min de leitura

A Nestlé, tendo por objetivo, dobrar na produção de cacau de maneira sustentável, vai investir o equivalente a R$ 20 milhões na produção de cacau sustentável.  O objetivo é desenvolver 100% de cacau sustentável até o ano de 2025. Dessa forma, a empresa pretende aumentar a produtividade de 3.500 produtores parceiros, recrutar novas fazendas, assim como evoluir práticas sustentáveis em todos os pilares a fim de alcançar seu objetivo de ter 100% de cacau sustentável em 2025.


(Cacau. Reprodução: freepik)


A aplicação dos recursos já começou desde o fim do ano passado e os recursos serão voltados para estimular técnicas e soluções que aumentem a produtividade. O valor investido neste ano é considerado o maior da história da companhia. A previsão é de que o orçamento anual aumente gradativamente. Para chegar à meta de 100% de cacau sustentável, a empresa precisa passar pelo objetivo deste ano, que é de 61%.

A Head de Marketing de chocolates da Nestlé Brasil, Mariana Marcussi, argumenta que a empresa tem 3.500 fazendas certificadas e que a maior parte do valor do investimento vai ser direcionado a ferramentas tecnológicas, de análise de produção e diagnóstico para entender a realidade dos produtores. Há também espaço para aumentar o número de parceiros. No Brasil existem mais de 90 mil produtores de cacau concentrados no estado da Bahia e no Pará. A Nestlé compra 40 mil toneladas de amêndoa de cacau por ano.

Mariana Marcussi diz que a empresa é a maior compradora de cacau do País. “Temos a responsabilidade de mudar o setor”, diz ela. Ainda segundo Mariana Marcussi: “Todo o processo tem uma cadeia muito longa e precisamos chegar mais rápido ao produtor. Temos assistência técnica, por exemplo, para aqueles produtores descapitalizados. Junto com os nossos intermediários, queremos recrutar mais fazendas”, explica.

Os recursos aplicados e direcionados para um cacau mais sustentável fazem parte de um plano global da Nestlé chamado Cocoa Plan. O Projeto chegou ao Brasil no ano de 2010 e incentiva práticas agricultáveis regenerativas na cadeia do cacau afim de ter uma produção mais sustentável, com práticas que recuperem o solo, os recursos hídricos e a biodiversidade. As marcas Kit Kat, Alpino, Talento, Prestígio, Baton, Chocolate em pó, Dois Frades já são, atualmente, produzidas com cacau sustentável adquirido através do programa Cocoa Plan.

Foto Destaque: Cacau. Reprodução/Freepik

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile