INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Níveis das águas na Islândia caem enquanto mundo vê elevação do nível dos mares

Höfn fica à sombra da maior calota de gelo da Islândia, Vatnajökull. Durante séculos, o seu peso comprimiu o solo por baixo dela. Mas o aquecimento global está fazendo com que essas calotas de gelo e geleiras derretam rapidamente – mais rápido do que em qualquer momento nos últimos 200 anos.

As medições de GPS mostram que o solo em Höfn tem aumentado em até 1,7 centímetros por ano. Quanto mais perto a terra estiver da geleira derretida, mais rápido será a subida – cerca de 20 minutos de carro ao norte, o solo está subindo até 3,8 centímetros a cada ano.

As lagoas marinhas que circundam a vila de Höfn estão se tornando cada vez mais rasas e mais difíceis de navegar. As marés entram e saem com menos força do que antes, fazendo com que o canal pelo qual passam os barcos de pesca se encha lentamente de sedimentos.

Os grandes navios, quando chegam completamente carregados de capelim ou arenque, as quilhas dos navios vão ficar bem próximas do fundo. Portanto, há um perigo maior de que eles atinjam o fundo, o que pode levar a vazamentos no casco, perdas financeiras ou um naufrágio”, disse Þorvarður Árnason, diretor do centro de pesquisa da Universidade da Islândia em Höfn.

Em Höfn, Árnason tem observado os acontecimentos com atenção. A vila está ligada à indústria pesqueira e a maioria das famílias de lá dependem dela. Se os barcos não conseguirem entrar, isso quase certamente significaria a ruína financeira.


Barcos estão atracados em Höfn, na Islândia (Foto: Temujin Doran/CNN)


Outra razão para que o nível do mar da Islândia esteja subindo é a gravidade, já que qualquer coisa que tenha massa tem sua própria gravidade. Quanto maior ela for, mais gravidade terá.

A rapidez com que as geleiras e camadas de gelo da Groelândia estão derretendo está causando a elevação do nível do mar na maior parte do mundo, puramente pela adição de enormes volumes de água no oceano. Porém, essa elevação não tem sido uniforme – os territórios ao redor, onde o derretimento está acontecendo mais rapidamente, estão na verdade experimentando uma queda no nível do mar, e não apenas devido a este fenômeno de elevação do solo.

Os cientistas da Nasa estimam que se o nível médio global do mar subir 1 metro – o que seria em parte devido ao derretimento do gelo na Groenlândia – ele na verdade cairia 20 centímetros ao redor da Islândia. Isto porque fica muito perto da Groenlândia, onde esta mudança gravitacional está ocorrendo.

 

 

Foto Destaque: Cachoeira Gullfoss (Foto: Pep Trias) 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...