INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Noruega alerta contra uma baleia “espiã” russa

A diretoria de Pesca da Noruega emitiu um comunicado de alerta nesta quarta-feira (24/05), contra uma baleia. O alerta informa que deve-se evitar o contato com a baleia beluga, e ainda evitar qualquer injúria de ferimento ou morte contra o animal, até mesmo acidentalmente.

O peculiar mamífero marinho foi apelidado de com o nome de Hvaldimir, que desde 2019 criou uma espécie de fama internacional após ter sido flagrada usando uma coleira feita de montagens portáveis para uma câmera, o que levou a especialistas especularem que a baleia poderia ser um animal treinado por militares russos para a prática de espionagem.

O biólogo marinho da Diretoria de Pesca da Noruega, Jorgen Ree Wiig, disse em 2019 que o arnês em volta do pescoço de Hvaldimir “tinha suportes para câmeras GoPro em cada lado”, cujos clipes do arnês diziam “Equipamento São Petersburgo”, que fundamentaram as especulações com evidências de que o animal teria vindo sim da Rússia e provavelmente ter treino militar de espionagem.

Costuma ficar em explorações onde tem conseguido apanhar peixe, alimentando-se com os excedentes de ração.” – disse uma informação da direção pesqueira da Noruega, país que Hvaldimir viaja ao longo da costa realizando diversas paragens ao longo do caminho, principalmente seguindo barcos e até brincar com os tripulantes a bordo.


Hvaldimir se aproximando de um barco. Foto: Reprodução / CNN


Ainda de acordo com a diretoria, atualmente, Hvaldimir parece ter encontrado um lar no interior de Oslofjord. “Significa que chegou a uma área muito densamente povoada e o risco de que a baleia possa ser ferida devido ao contato humano tornou-se significativamente maior” – diz o comunicado sobre o animal, cuja espécie se tornou protegida no país.

Frank Bakke-Jensen, diretor de Pesca Norueguês, afirma no comunicado que “até agora houve apenas pequenos incidentes em que a baleia sofreu ferimentos leves, principalmente pelo contato com barcos”. E finaliza pedindo que pessoas mantenham distância, “mesmo que a baleia seja mansa e acostumada a estar perto de pessoas (…) Incentivamos especialmente as pessoas em barcos a manter uma boa distância para evitar que a baleia seja ferida ou, no pior dos casos, morta pelo tráfego de barcos”.

Sempre comunicamos que a baleia em questão é um animal de vida livre e não vemos razão para capturá-la e colocá-la atrás de barreiras” – disse Jensen em resposta quando perguntado se a melhor solução não deveria ser colocar a baleia em cativeiro dado os perigos que enfrenta.

E conclui: “No entanto, agora que a baleia está numa área mais vulnerável e o acesso à comida pode ser limitado, vamos considerar outras medidas, mas ainda é muito cedo para dizer algo concreto sobre isso.

Enquanto isso, a direção de Pesca vai prosseguir o monitoramento dos movimentos da baleia com expectativa de que Hvaldimir venha a dar meia volta após alcançar o final de Oslofjord.

Foto Destaque: A baleia Hvaldimir pega no flagra. Reprodução / CNN

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...