Nova Délhi, capital indiana, é tomada por fumaça densa nesta sexta-feira

Glenda Coraline Por Glenda Coraline
3 min de leitura

A capital da Índia, Nova Délhi, ficou envolta em uma densa camada de neblina prejudicial à saúde nesta sexta-feira (03), e algumas escolas precisaram ser fechadas, devido à classificação “grave” do índice de qualidade do ar.

IQAir perigoso

Mais uma vez, Nova Délhi manteve sua posição no topo da lista em tempo real das cidades mais poluídas do mundo, compilada pelo grupo suíço IQAir. O índice da capital indiana atingiu 640, classificado como “perigoso”, nesta sexta-feira, seguido por 335 na cidade paquistanesa de Lahore.

As autoridades regionais afirmaram que uma conjunção sazonal de temperaturas mais baixas, ausência de vento e queima de resíduos agrícolas nos Estados vizinhos resultou em um aumento nos níveis de poluentes do ar.


Capital da Índia é considerada a cidade mais poluída do mundo (Foto:Reprodução/Reuters/Anushree Fadnavis/Agência Brasil). 


Impacto na saúde

Muitos dos 20 milhões de residentes de Nova Délhi relataram irritação nos olhos e coceira na garganta, à medida que o ar se tornava densamente acinzentado, com o índice de qualidade do ar oscilando em torno de 480 em algumas estações de monitoramento.

Em uma escala de 0 a 50, a faixa é considerada boa, enquanto qualquer valor entre 400 e 500 afeta a saúde das pessoas saudáveis e representa um risco significativo para aquelas que já têm doenças.

“Durante o meu plantão nas últimas 24 horas, testemunhei bebês tossindo e crianças chegando com angústia e respiração acelerada”, relatou Aheed Khan, médico de Nova Délhi, na plataforma digital X.

Os residentes adquiriram purificadores de ar. Um centro de assistência técnica para esses aparelhos informou que havia falta de filtros novos e que se aguardava a reposição de estoque na segunda-feira.

As autoridades relataram que não observaram nenhuma melhora imediata na qualidade do ar.

Esse grau de poluição deve persistir nas próximas duas ou três semanas, agravado por episódios de queima de resíduos agrícolas, baixa velocidade do vento e temperaturas baixas“, declarou Ashwani Kumar, presidente do Comitê de Controle de Poluição de Nova Délhi.

Os agricultores dos estados de Punjab, Haryana e Uttar Pradesh, localizados no norte do país, têm o costume de queimar os resíduos das colheitas após o mês de outubro, como parte do processo de preparação de seus campos antes de plantar culturas de inverno algumas semanas mais tarde.

 

Foto Destaque: Nova Délhi, capital indiana tomada por fumaça densa na manhã de hoje (Reprodução/Arun Thakur/AFP/O Globo).

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile