Nova Iorque entra em estado de emergência após fortes chuvas

Caroline Barbosa Por Caroline Barbosa
3 min de leitura

Um temporal no nordeste dos Estados Unidos inundou rapidamente parte da cidade de Nova York e, fez com que a governadora do estado de Nova York, Katy Hochul, decretasse estado de emergência, no início da tarde desta sexta-feira (29).

NY em estado de emergência

O Serviço Metereológico Nacional emitiu um alerta de enchentes repentinas para Manhattan, Queens e Brooklyn. O forte temporal afetou ruas, rodovias, passagens subterrâneas, afetando também as linhas de trens e metrô da cidade mais populosa do país. Algumas estações de metrô paralisaram, incluindo o terminal do aeroporto LaGuardia, que teve seus voos adiados.

Cidades próximas como Hoboken e Nova Jersey também sofreram com o temporal. O prefeito de Nova York, Eric Adams alertou a população: “Se você está em casa, fique em casa. Se você está no trabalho ou na escola, procure ficar abrigado, alguns de nossos metrôs estão inundados e é extremamente difícil se locomover pela cidade.”

Imagens divulgadas nas redes sociais e jornais locais mostraram veículos circulando com muita dificuldade ou completamente inundados. A conta oficial da estação de metrô de Nova York na rede social X, informou: “Continuamos retirando água dos trilhos nas estações de Brooklyn e Manhattan.” 


Rodovia em Manhattan, a FDR Drive, fica parcialmente alagada durante temporal fora de época em Nova York, em 29 de setembro de 2023. — Foto: Jake Offenhartz/ AP

                                FDR Drive, rodovia em Manhattan parcaialmente alagada após temporal fora de época em NY (Foto:Reprodução/Jake Offenhartz/AP)


Causas das fortes chuvas

A deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez afirmou em e-mail que o volume de chuva nos bairros Manhattan, Queens e Brooklyn foram entre 50mm e 120mm. E eram esperados cerca de 25mm e 70mm para áreas próximas.

Segundo o Serviço Metereológico, a causa das fortes chuvas é um sistema de baixa pressão, trazendo o ar úmido do oceano, ocasionando temporais nas regiões do norte e leste. E também causadas pelo fim do Ciclone pós-tropical Ophelia que ao se mover ao longo da costa atlântica dos Estados Unidos foi trazendo chuva e vento, afiramaram metereologistas da região. no último domingo (24).

De acordo com dados do Serviço Metereológico dos Estados Unidos, este é o segundo setembro mais chuvoso da história da cidade de Nova York.

Foto destaque: Central Park, Nova York. Reprodução/wordlatlas.com

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile