INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Nova onda de calor deve atingir ao menos oito estados em dezembro

Nova onda de calor deve atingir ao menos oito estados em dezembro

De acordo com as novas previsões meteorológicas, uma onda de calor pode fazer os termômetros se aproximarem dos 40°C a partir da próxima quinta-feira (14) em pelo menos oito estados do país. As regiões atingidas devem ser o Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, além do sul do Mato Grosso, norte de São Paulo, uma boa parte de Minas Gerais, oeste da Bahia e o sul de Tocantins.

Outros estados

Uma onda de calor acontece quando a temperatura de um local fica cinco graus acima da média por mais do que cinco dias. Este será o quinto mês consecutivo em que vários estados do país serão afetados com temperaturas mais altas do que o normal.


Nova onda de calor deve atingir ao menos oito estados em dezembro
População sofre com ondas de calor (Foto: reprodução/Tomaz Silva/Agência Brasil)


No restante do país, no entanto, a previsão é de que também faça calor, mas dentro da média esperada para esta época do ano. Com a chegada do verão, em 21 de dezembro, o planeta fica mais exposto ao Sol; uma condição que, unida à baixa temporada de chuvas, faz com que menos nuvens impeçam a passagem do calor

Ano de recordes de temperatura

O El Niño, fenômeno que aquece as águas do oceano, ajudou o ano de 2023 a atingir alguns recordes de temperatura. Desde junho, os meses têm ficado cada vez mais quentes, e cientistas já apontam que este ano deve terminar como o mais quente da história.

Além disso, outras marcas significativas foram atingidas: pela primeira vez, o mundo registrou um dia com a temperatura média global 2°C acima da era pré-industrial, e existe a possibilidade de julho ter sido o mês mais quente em 120 mil anos. Especialistas dizem que o aquecimento global, somado a eventos climáticos naturais, é o principal responsável por essas mudanças e extremos.

Foto Destaque: onda de calor deve fazer a temperatura chegar a 40°C em oito estados do país (Reprodução/Minervino Júnior/Correio Braziliense)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...