Nova onda de calor deve atingir ao menos oito estados em dezembro

2 min de leitura

De acordo com as novas previsões meteorológicas, uma onda de calor pode fazer os termômetros se aproximarem dos 40°C a partir da próxima quinta-feira (14) em pelo menos oito estados do país. As regiões atingidas devem ser o Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, além do sul do Mato Grosso, norte de São Paulo, uma boa parte de Minas Gerais, oeste da Bahia e o sul de Tocantins.

Outros estados

Uma onda de calor acontece quando a temperatura de um local fica cinco graus acima da média por mais do que cinco dias. Este será o quinto mês consecutivo em que vários estados do país serão afetados com temperaturas mais altas do que o normal.



População sofre com ondas de calor (Foto: reprodução/Tomaz Silva/Agência Brasil)


No restante do país, no entanto, a previsão é de que também faça calor, mas dentro da média esperada para esta época do ano. Com a chegada do verão, em 21 de dezembro, o planeta fica mais exposto ao Sol; uma condição que, unida à baixa temporada de chuvas, faz com que menos nuvens impeçam a passagem do calor

Ano de recordes de temperatura

O El Niño, fenômeno que aquece as águas do oceano, ajudou o ano de 2023 a atingir alguns recordes de temperatura. Desde junho, os meses têm ficado cada vez mais quentes, e cientistas já apontam que este ano deve terminar como o mais quente da história.

Além disso, outras marcas significativas foram atingidas: pela primeira vez, o mundo registrou um dia com a temperatura média global 2°C acima da era pré-industrial, e existe a possibilidade de julho ter sido o mês mais quente em 120 mil anos. Especialistas dizem que o aquecimento global, somado a eventos climáticos naturais, é o principal responsável por essas mudanças e extremos.

Foto Destaque: onda de calor deve fazer a temperatura chegar a 40°C em oito estados do país (Reprodução/Minervino Júnior/Correio Braziliense)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile