Nova rodada: mais uma reunião entre Rússia e Ucrânia acontece nesta quarta-feira

Mateus da Assunção Por Mateus da Assunção
2 min de leitura

Após mais uma rodada de conversas sem soluções, autoridades russas e ucranianas voltarão a se reunir para debater possibilidades de estabelecer um cessar-fogo na região, nesta quarta-feira (16). A decisão é seguida pela visita dos primeiros-ministros da Polônia, República Tcheca e Eslovênia à capital, Kiev.

No seu 20º dia, o conflito vem chamando atenção pelos imbróglios diplomáticos e as problemáticas consequências econômicas que tem causado no mundo. Não obstante, a contínua insistência da comunidade internacional por soluções imediatas contra a guerra ainda não levou à concórdia os lados em disputa.

Por um lado, a Rússia, enfurecida pela aproximação ucraniana com as potências ocidentais, exige uma postura “neutra” do exército inimigo, enquanto Ucrânia, apoiada por países como Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos, dobra a opinião pública em seu favor por tragédias como a de Mariupol.  Há ainda a preocupação com a vida e condições de jornalistas atuantes no território.


Prédio deteriorado após bombardeio em Kharkiv (Foto: Reprodução/Getty Images via BBC).


As propostas russas giram em torno da construção de um exército desmilitarizado que atue apenas nas fronteiras ucranianas e sirva à proteção da população nativa. Tal compromisso, uma vez firmado, seguiria a política sugerida por Dmitry Peskov, porta-voz do governo russo.

O diplomata, que tem sido veículo das posições do Kremlin nos últimos tempos, no entanto, já garantiu que as forças russas podem tomar controle de cidades inteiras do país vizinho: “O Ministério da Defesa da Federação Russa, embora assegurando a máxima segurança da população civil, não exclui a possibilidade de tomar os principais centros populacionais sob controle total”, disse.

As palavras certamente aumentam a tensão entre os dois países, além de poder afetar a esperança ocidental em expedientes diplomáticos. Só em Kharkiv, por exemplo, 500 civis morreram, sendo a segunda maior cidade do país após Kiev. Na internet, muitas fotos mostrando o antes e depois da dos seus principais pontos foram popularizadas.

Foto Destaque: Reprodução/Maxim Guchek/BelTA Pool Photo/AP 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile