Novo blecaute gera preocupação e prejuízos

Djanira Luz Por Djanira Luz
3 min de leitura

Por volta das 8h31 na manhã desta terça-feira (15) , 25 Estados mais o Distrito Federal foram atingidos pela falta de energia elétrica. Segundo o Operador Nacional de Sistema (ONS), o apagão ocorreu devido a uma “ação controlada”, intencional, para evitar que o problema na rede se espalhasse.


Blecaute nacional (Video/Reprodução/YouTube/@opovo)


Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência“, informou ONS.

De acordo com apuração do “G1”, dos locais atingidos, Roraima foi o único a não registrar incidente de falta de energia elétrica nesta manhã. Isso se explica pelo Estado não estar ligado ao Sistema Interligado Nacional.

 

Os motivos do blecaute

O Governo está apurando a causa e informou que o problema do Sul, Sudeste e Centro-Oeste foram solucionados até às 10h22. Na ação, Norte e Nordeste foram temporariamente separados das regiões Sul e Sudeste.

O Ministério de Minas e Energia (MME), informou em nota que o ministro da pasta Alexandre Silveira, havia determinado a criação de uma sala de situação com objetivo de apurar as causas do incidente.

Através das redes sociais, o ministro postou: “Desde as primeiras notícias da interrupção do abastecimento de energia em alguns estados nesta manhã, determinei o rápido restabelecimento dos serviços, assim como a devida apuração dos motivos que levaram à queda de energia.”

Na postagem, o ministro ainda informa que estava no Paraguai acompanhando o presidente Lula na cerimônia de posse do presidente paraguaio Santigo Peña, e que estaria antecipando seu retorno ao Brasil.

 

Relembre os cinco apagões nos últimos 24 anos

Brasil (1999) 

11 de março foi registrado um dos maiores blecautes da história

Brasil e Paraguai (2009) 

10 de novembro, durante a noite, a falha de três linhas de transmissão localizada na usina binacional de Itaipu deixou 90 milhões de pessoas sem energia no Brasil e Paraguai.

Nordeste (2011)

3 de fevereiro, a falha em subestação situada na divisa de Pernambuco com a Bahia deixou 47 milhões de pessoas sem luz.

Brasil (2018)

21 de março de 2018, todas as regiões do país foram afetadas.

Amapá (2020)

3 de novembro, em Amapá a principal subestação pegou fogo.


Atraso nas plataformas do metrô (Foto: reprodução:pixabay)


Pelas redes sociais, os usuários reclamaram dos problemas causados pela falta de energia e dos possíveis prejuízos com essa ocorrência, como problemas nas linhas de metrô, semáfaros apagados, alunos sendo dispensados na escola, interrupção de água em algumas cidades entre outros transtornos.

 

Foto destaque – Torres de energia elétrica – Reprodução/Pixabay

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile