INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Novo RG já está disponível em todo país; saiba mais

Entrou em vigor na última terça-Feira (1), a nova carteira de identidade válida para todo o território nacional. O documento será cadastrado por um único número de identificação – o CPF – e será integrado às plataformas do governo federal. Ele contará com versão física e digital, podendo ser lido via código QR mesmo de maneira offline. 

Hoje em dia, o RG conta com informações básicas. Por exemplo: nome completo, Estado, CPF e data de nascimento do cidadão. Atualmente, é possível possuir 27 numerações diferentes de RG, caso os pedidos de 2ª via sejam feitos fora dos Estados de origem. Com a nova documentação, por ser identificada apenas por uma única maneira em todo o país, as fraudes podem ter uma drástica queda, segundo o governo. Veja a seguir, quais os dados que serão informados no novo RG. Confira: 

  • Órgão expedidor; 
  • Número do registro geral nacional; 
  • Nome do titular; 
  • Foto 3×4; 
  • Data de nascimento do titular; 
  • A expressão “válida em todo território nacional”; 
  • Data de validade do documento; 
  • Filiação e nacionalidade; 
  • Local e data da expedição do documento. 

 

Anúncio da nova carteira foi feito em fevereiro. (Foto: Reprodução/Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil).


Além de todas essas informações, o Governo informa que será possível os cidadãos incluírem tipo sanguíneo e fator RH. Também, se está ou não, disposto a fazer doação de órgãos. Mesmo com a disposição do titular em doar, a família sempre deve ser avisada dessa escolha, pois a retirada dos órgãos só pode ser feita com a autorização dos familiares. Qualquer outra informação que seja válida para um necessário salvamento da vida do titular, será aceita a inclusão no documento.  

Uma informação bastante interessante, é o fato do novo documento ser aceito em viagens internacionais pelo Mercosul, pois o número de identificação possui o mesmo código incluso nos passaportes, o MRZ (Machine Readable Zone). Lembrando que: o passaporte ainda se faz necessário para viagens à outros países. 

Para fazer a solicitação do novo RG, basta apresentar a certidão de nascimento ou casamento, em formato físico ou digital. Os órgãos responsáveis de cada Estado têm até Março de 2023 para fazer a disponibilização dos documentos para a população. 

Foto destaque: Modelo do novo RG. Reprodução/Catraca Livre

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...