Novo sistema de ar-condicionado foi desenvolvido para a Copa no Qatar

3 min de leitura

Além das críticas sociais sobre a escolha do Qatar como país sede da copa do mundo de 2022, também existiu outra crítica muito emblemática sobre o clima do país. No país que vem sediando a copa do mundo, o clima chega a bater 30°C até no outono. Com isso, foi necessária a criação de um ar-condicionado inteligente para resolver a questão do calor nos estádios.

Os altos índices de calor no país que é a sede da copa de 2022 foram um dos principais motivos para a escolha do país pela FIFA. Inclusive, um dos motivos para a copa estar acontecendo nessa época do ano é por conta do alto índice de calor durante junho e junho, período onde normalmente se disputam as copas. No entanto, em junho e julho a temperatura do país chega a 50° C.

Pensando nessa questão do calor que, até mesmo no final do ano continua muito quente, foi desenvolvido um sistema especial de ar-condicionado nos estádios, algo que foi crítico para a disputa da competição. No entanto, o país já estudava e produzia um modelo da nova tecnologia desde que se candidatou para sediar a competição, lá em 2009.


Estádio da Copa do Mundo 2022. (Foto: Reprodução/FIFA)


Cada um dos estádios possui um modelo único e que funciona de maneira específica para cada situação. Com isso, foram disponibilizados cerca de sete modelos destes ar-condicionados, um tipo para cada um dos sete estádios da copa do mundo. Cada um deles possui um modelo e design diferenciado para operar o resfriamento de cada local de jogos.

Mesmo com as diferenças entre cada um, a base deste sistema é o de bolhas de resfriamento, que ficam localizadas especialmente onde a torcida e os jogadores estão em campo. O objetivo principal é manter essas áreas específicas com 18° C e 24° C de temperatura.

O público pode aproveitar a copa de forma tranquila, pois abaixo de seus assentos existe uma série de canais de resfriamento para que a torcida possa aproveitar aos espetáculos da melhor forma.

 

Foto Destaque: Estádio Lusail, o maior estádio do Catar e um dos oito da Copa do Mundo de 2022. Reprodução: Unsplash/Visit Qatar

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile