Numero de furtos aumenta 13% em São Paulo

João Grun Por João Grun
3 min de leitura

São Paulo, uma das maiores cidades do Brasil, é conhecida também por ser um lugar propenso a crimes, especialmente os relacionados a roubos e furtos de celular. No ano passado, 10 endereços específicos foram responsáveis por uma em cada dez ocorrências desse tipo de crime.  A grande maioria desses endereços fica localizada no Centro de São Paulo.

Esses locais incluem algumas das avenidas mais turísticas e movimentadas da cidade, além de praças icônicas que são essenciais para a mobilidade urbana. Os dados inéditos foram obtidos através de um levantamento feito pelo Monitor da Violência do G1, utilizando informações do site de transparência da Secretaria de Segurança Pública do estado. O estudo também mostrou que houve um aumento de 13% no número de casos de roubo e furto de celular em São Paulo em relação ao ano anterior, totalizando mais de 200 mil ocorrências em 2022.

Embora o crime esteja presente em todos os bairros e regiões da cidade, alguns endereços se destacam pelo alto índice de ocorrências registradas durante o ano. O Centro da cidade apresenta um resultado negativo no levantamento, pois os quatro distritos policiais da região concentram 16% das ocorrências registradas em toda a cidade.


Furtos por municipio em São Paulo (Reprodução/ G1)


David Marques, coordenador de projetos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, explica que a forma como os criminosos agem pode variar dependendo do local da cidade. Na Avenida Paulista, por exemplo, tornou-se comum o furto de pedestres por gangues de bicicleta. Regiões movimentadas como a Paulista, Consolação e Augusta são propícias para o furto de bicicletas. As pessoas, distraídas ao usar seus celulares ou esperando por um Uber, são alvos fáceis para os criminosos. Nessas avenidas, que possuem um grande fluxo de pessoas e veículos, as oportunidades para esse tipo de ação são criadas. Em outras avenidas, como a do Estado e Cruzeiro do Sul, o roubo de pessoas que estão paradas no trânsito dentro dos veículos é mais comum.

Embora o cenário pareça desolador, é importante lembrar que as autoridades estão cientes dessas questões e estão trabalhando para combater a criminalidade em São Paulo. A população também pode tomar medidas de precaução para se proteger, como não usar o celular em público, não deixar objetos de valor à vista dentro do carro, e evitar locais perigosos

 

Foto Destaque: Apreensão de celulares roubados no Carnaval de São Paulo. (Reprodução/G1)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile