Números de queimadas se intensificam nos EUA e Europa diante da forte onda de calor

Julio Amaral Por Julio Amaral
2 min de leitura

Diante de tanto calor, o número de queimadas cresce em muitos países como os Estados Unidos, Grécia, Itália, França e Reino Unido, chegando muitas vezes, a áreas residenciais, trazendo enorme perigo às famílias. O que se vê em muitos lugares de mata é um cenário de destruição.


Algumas regiões da Grécias foram tomadas pelo fogo que se propagou rapidamente devido ao calor extremo (Foto: Reprodução/Getty Images)


E não somente a natureza, claramente a mais prejudicada, sofre com o aumento das temperaturas; as pessoas ao redor do mundo todo estão tendo que lidar com um clima atípico em comparação com anos anteriores. No hemisfério sul a estação do inverno dá lugar a temperaturas de verão, mudando o comportamento de muitas pessoas.

No Reino Unido teve sua terça-feira mais quente dos últimos tempos, bem como muitas cidades no Texas e Oklahoma, incluindo Wichita falls, que atingiu inacreditáveis 46,1°C também nesta terça. E conforme a onda de calor se move, novos lugares são alvos de queimadas, os incêndios florestais, que consequentemente forçam as pessoas a deixar suas casas.

Muitos dos lares na Itália, Grécia e França foram cobertos por fumaça. Alemanha, Hungria tiveram de lidar com temperaturas chegando na casa dos 39°C em alguns lugares. Em algumas partes da Bélgica, as pessoas não sabem o que fazer, pois as casas são estruturadas para  o frio com aquecedores, mas não possuem ar-condicionado.

Pelo menos 19 países foram colocados em alerta de “perigo extremo” para incêndios florestais, pelo sistema Europeu de Informações sobre Incêndios Florestais nesta quarta-feira, numa extensão que vai de Portugal no sudoeste até Albânia no sudeste. No Reino Unido a situação teve melhora na temperatura, caindo de históricos 40,3°C para os habituais 20°C na terça-feira. Mesmo assim, algumas áreas de residência ficaram e cenário de guerra, sufocando o trabalho dos bombeiros com a alta demanda.

Foto destaque: Termômetro mostra as altas temperaturas que atingem várias cidades da Europa. (Foto: Reprodução/Getty Images)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile