INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Nuvem “iridescente” foi registrada em Foz do Iguaçu

Nuvem

Nesta quinta-feira (30) foi registrado em Foz do Iguaçu o fenômeno conhecido como “nuvem iridescente”, aproximadamente às 18h da tarde.

Localizada na região oeste do Paraná, a Foz é um dos principais destinos turísticos no sul do Brasil. Mas no dia em que o fotógrafo Roberto Lemos decidiu realizar suas fotos, o fenômeno natural principal a ser observado não foram as famosas Cataratas do Iguaçu, mas sim a estranha aparência de regiões coloridas nas nuvens, com tons lembrando um arco-íris.

Comum não é, é uma situação muito específica da incidência da luz solar em nuvens tipo cirrus,” disse Marco Antonio Jusevicius, o coordenador do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). “Foi um momento desses que o observador captou.

Nuvem Iridescente

De acordo com o especialista, o fenômeno é raro porque depende de vários fatores metereológicos simultâneos. 

Em primeiro lugar, as nuvens do tipo “cirrus” mencionadas devem estar presentes – estas são as fibrosas, altas, brancas, e finas. Em segundo lugar, o sol deve incidir sobre elas a um ângulo específico em relação ao observador. Assim, a luz se transforma nas várias cores do arco-íris após passar pelo processo de refração nos cristais de gelo e água que compõem a nuvem.

Trata-se do mesmo fenômeno observado quando se utiliza um prisma para performar a refração e dividir um feixe de luz branco nas várias cores do arco-íris, mas de forma natural. Segundo Marco Antonio, “não tem nenhum significado especial para a meteorologia, além do belo espetáculo que proporciona.


{slide}


Metereologia

Devido a necessidade de observar o fenômeno óptico com certa distância e ângulo, quase da mesma forma que um eclipse, nem todas as pessoas que estavam na Foz do Iguaçu à tarde da quinta-feira puderam observar o efeito de coloração nas nuvens.

Embora o fenômeno iridescente em si não tenha muitas consequências meterológicas, as nuvens cirrus que o compõem certamente podem ter. Atuando como sinais de ar quente e seco subindo, a formação de nuvens prevê que neste sábado (2º) há grande possibilidade de chuva irregular (80%) na Foz do Iguaçu.

Foto Destaque: nuvens iridescentes, na Foz do Iguaçu (Reprodução/Roberto Lemos/g1)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...