O governo Lula escolheu Flávio Dino como ministro da Justiça

Anderson Silva Por Anderson Silva
3 min de leitura

O Governo de Luiz Inácio Lula da Silva, presidente eleito do Brasil,  já começou a trabalhar e decidiu quem será o novo ministro da justiça. O escolhido foi o senador eleito pelo Maranhão, Flávio Dino. O senador foi um dos primeiros cinco nomes que foram anunciados como ministros pelo futuro presidente do país. 

Nesta sexta-feira (9), o governo do futuro presidente do país, Lula, do Partido dos Trabalhadores (PT), anunciou alguns nomes como ministros do seu novo governo. Dentre os nomes anunciados está o de Flávio Dino, do PSB, que será o novo ministro da Justiça. Flávio é um ex-governador e senador eleito pelo Maranhão.

Para o novo Ministério da Justiça a ideia é que ele seja algo separado da Segurança Pública, diferentemente do que vem ocorrendo ainda no governo de Jair Messias Bolsonaro. Lula pretende separar as duas coisas.


O senador Flávio Dino (PSB). (Foto: Reprodução/Fátima Meira/ Futura Press/Estadão Conteúdo)


O novo ministro da Justiça construiu a sua carreira política lá no Maranhão, de onde ele é natural. Flávio Dino, que possui 54 anos de idade, possui no currículo os postos de ex-juiz federal, ex-governador do Maranhão, ex-deputado federal, além de ser o atual senador eleito do Maranhão. Com isso, Flávio mostra que tem vasta experiência nos Três Pilares da República, o que animou a equipe do futuro presidente Lula.

Flávio Dino também é advogado e professor de Direito da UFMA, Universidade Federal do Maranhão. Ele possui mestrado em Direito Público pela UFPE, a Universidade Federal de Pernambuco, além de já ter dado aulas na UNB, Faculdade de Direito da Universidade de Brasília, entre os anos de 2002 a 2006. Esses fatores mostram a grande experiência e currículo de Flávio, o que serviu de fator para que Lula gostasse muito do nome do senador.

Flávio Dino também teve por 12 anos a experiência de atuar como juiz federal e assumiu alguns cargos ligados a sua magistratura, antes de entrar no mundo da política. Mas em 2006 deixou a carreira jurídica e se filiou ao PCdoB, Partido Comunista do Brasil, por quem foi eleito deputado federal.

Flávio se tornou Senador no Maranhão pelo PSB, e possui mandato até 2030. Ele já havia sido reeleito como governador do Maranhão por duas vezes, em 2014 e 2018. 

 

Foto Destaque: Flávio Dino, ex-governador e senador eleito pelo Maranhão. Reprodução/Denio Simoes/Valor.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile